Carregando...

Notícias

Infraestrutura 01/07/2021

Entenda a crise energética do Brasil e saiba como ajudar a combatê-la

Entenda a crise energética do Brasil e saiba como ajudar a combatê-la
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os brasileiros com mais de 20 anos devem se lembrar do grande racionamento de energia pelo qual o país passou em 2001. Foi necessário trocar eletrodomésticos, mudar as lâmpadas, tomar banhos mais curtos, apagar as luzes, sofrer com o impacto econômico. Era uma grande crise energética provocada pela falta d’água nos reservatórios das hidrelétricas, por conta da seca. Agora, em 2021, algo parecido está acontecendo, mas ainda não há previsão de racionamento.

De acordo com o governo federal, desde outubro de 2020 o volume de chuva no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, caiu tanto que esse é o período mais seco dos últimos 91 anos. Com isso, os reservatórios de hidrelétricas dessas regiões, responsáveis por mais da metade da capacidade de geração do país, estão esvaziando. Para poupá-los, o governo aumentou o uso de energia gerada em termelétricas, que é mais cara.

Esse custo maior já chegou à conta de luz dos brasileiros. A a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em julho haverá um aumento de 52% na taxa extra referente ao custo de produção.

Ações para minimizar o problema

Para centralizar a gestão da crise e justamente evitar medidas mais drásticas, o governo federal editou a Medida Provisória 1055/2021, que cria a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG). Mas a situação é grave.

A população também terá que fazer a sua parte para melhorar a situação e evitar um possível racionamento, como ocorreu em 2001.

Em pronunciamento oficial, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deu a receita:
“Para aumentar nossa segurança energética, é fundamental que a sociedade brasileira, todo cidadão-consumidor, participe desse esforço, evitando desperdícios no consumo de energia elétrica. O uso consciente e responsável de água e energia reduzirá consideravelmente a pressão sobre o sistema elétrico, diminuindo também o custo da energia gerada”.

Veja 5 formas de economizar energia:

  • Troque as lâmpadas pelo modelo Led, que pode ser até 80% mais econômico que o convencional.
  • Tome banhos mais rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou penteia os cabelos.
  • Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estão em uso, pois em modo espera eles também consomem energia.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos. Um dos motivos da alta na conta de luz é justamente a falta de água nos reservatórios de hidrelétricas.
  • Apague as luzes de dia e abra as janelas para o sol e a iluminação natural entrarem.