Secretaria da Juventude
A Secretaria Nacional da Juventude trabalha para mudar a realidade dos jovens, principalmente daqueles que vivem na periferia e nas regiões mais pobres do país, exigindo que os agentes e instituições públicas promovam políticas que garantam educação, emprego, saúde, lazer e segurança.
O objetivo do Solidariedade é assegurar as mudanças necessárias para garantir qualidade de vida aos jovens, ciente das necessidades e características inerentes dessa população.
As ações da Secretaria são amplas e dependem de um esforço ativo para a inclusão da juventude na discussão político-partidária sobre as pautas ligadas ao seu desenvolvimento e garantia de um futuro digno.
Faça parte desta luta, clique aqui e filie-se ao Solidariedade!
Giovanna Yule Lima de Macedo
Secretária nacional
Conheça as diretrizes que norteiam as ações da Secretaria
Missão
Unir e inserir os jovens na vida política do país, buscando sempre a compreensão de suas necessidades e transformando-as em ações que garantam o protagonismo da juventude.
Visão
Tornar-se a principal ferramenta de acesso à política, tendo sempre como inspiração o anseio da mudança, almejando melhorias e cooperação entre os jovens de todo país.
Valores
Compromisso; relações solidárias que deem importância a sugestões e ações dos jovens; ética e responsabilidade; cooperação entre os jovens.
Nossas defesas buscam atender as principais demandas da sociedade e beneficiar toda a população.
Clique aqui e veja todas as bandeiras do Solidariedade e seus desdobramentos.
Defende um ensino de qualidade que reduza a vulnerabilidade dos jovens, desenvolvendo suas potencialidades pessoais e profissionais;
Defende práticas intergeracionais com estímulo ao trabalho social;
Defende iniciativas que ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional e trabalho formal para jovens que sejam engajados em trabalhos comunitários;
Defende os direitos das juventudes, apoiando políticas que promovam a participação social, autonomia e emancipação dos jovens, valorizando suas individualidades.
Defende a priorização do SGD (Sistema de Garantia de Direitos);
Defende a universalização da educação;
Defende a erradicação do trabalho infantil;
Defende a priorização das políticas públicas da primeira infância;
Defende a ampliação da oferta e qualidade das vagas em creches;
Defende o combate a todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, opressão e abuso sexual, quanto às crianças e aos adolescentes;
Defende uma educação pública de qualidade e inclusiva;
Defende as escolas em tempo integral;
Defende ações voltadas à prevenção da gravidez precoce, promovendo e protegendo a saúde das mulheres e mantendo o apoio integral no caso da gestação;
Defende o Conselho Tutelar e o aperfeiçoamento e a integração das redes de proteção e atendimento para garantir os direitos desde o nascimento.