Artigos
Dia Mundial de Zero de Discriminação: um compromisso e atitude de todos
No Dia Mundial de Zero Discriminação, nos mobilizamos para fortalecer a campanha que enfatiza que a discriminação é qualquer ação que leva ao constrangimento ou omissão de garantia de direitos, bens e serviços a uma pessoa ou grupos a quais elas estejam inseridas, seja por questão de gênero, orientação sexual, raça, cor, deficiência, nacionalidade, religião, situação econômica e social, dentre outras questões constrangedoras e preconceituosas.
Todas as formas de descriminação perpassam os direitos individuais e coletivos dos cidadãos, indeferindo os grupos ou condições que eles se encontram, por isso, é necessário um esforço de todos nós. A ausência e a negação desses direitos geram condições oportunas para a discriminação, uma vez que os indivíduos não se veem em condições favoráveis para se defenderem das constantes ações de discriminatórias.
Essas ações podem ser refletidas e associada à intolerância ou a falta de conhecimento das pessoas. Ignorância embasada em conceitos tradicionais de crença, gênero e ideologia, sem sombra de dúvidas, refletem em uma sociedade em que a discriminação ainda é uma ação a ser superada, no entanto, os desafios de transformar o que consideramos uma ação de contramão numa sociedade justa, solidária e igualitária, faz com que nos tornemos corresponsáveis com nossas atitudes, inclusive no engajamento de ações que levem a conscientização de que a discriminação, além de gerar a exclusão, pode até nos trazer consequências jurídicas.
A Secretaria Nacional de Igualdade Social do Solidariedade se engaja nesta campanha de Zero Discriminação, assim nossa sociedade será mais empática, justa e solidária.