Artigos
Brasil ganha política histórica para juventude rural
Deputado Zé Silva celebra sanção da Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural Brasília, 24/07/25 – Um marco histórico para o Brasil rural!
Foi sancionada a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que representa um avanço significativo para jovens agricultores e para a valorização da agricultura familiar no país. A medida tem o texto final do Deputado Federal Zé Silva, estabelece uma política pública estruturada para garantir direitos, acesso a oportunidades e condições de permanência dos jovens no campo, priorizando qualidade de vida e desenvolvimento profissional.”Essa é uma conquista histórica, construída com escuta, diálogo e compromisso com as novas gerações que fazem do campo sua casa e fonte de renda. Pela primeira vez, o Brasil tem uma política pública voltada exclusivamente para a juventude rural, garantindo que esses jovens possam permanecer no campo com dignidade e incentivo à inovação e ao empreendedorismo.

“Não é só uma política para o agora, é uma política para o futuro do Brasil rural”, comemora o deputado Zé Silva. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 (IBGE), a permanência do jovem no campo está em risco. Enquanto a população rural com mais de 65 anos cresceu para 21,4%, o número de jovens agricultores entre 25 e 35 anos caiu para apenas 9,48%. A Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural busca enfrentar diretamente esse desafio, promovendo iniciativas como acesso à terra, moradia, educação, saúde, lazer, conectividade e linhas de crédito específicas para a juventude rural.”Investir na sucessão rural é garantir que os jovens possam seguir no campo com dignidade e oportunidade”, destaca a Coordenadora-Geral de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Duda Vasconcelos. “Com a aprovação desse projeto de lei, o campo ganha mais força e reconhecimento, reafirmando o papel estratégico da juventude na continuidade e inovação de práticas agrícolas”, conclui. Sob a relatoria de Zé Silva, a lei também fomenta iniciativas relacionadas ao turismo, cultura e inovação no campo, visando tornar mais atrativas as possibilidades para quem escolhe permanecer em territórios rurais. Uma nova Minas com a juventude rural Zé Silva reforça que o incentivo à sucessão rural é uma pauta que acompanha sua trajetória há anos. “Ainda na presidência da Emater-MG, criei o projeto ‘Transformar – Uma Nova Minas com a Juventude Rural’, que levava capacitação e empreendedorismo para os jovens rurais.
Hoje, com a sanção dessa Política, conseguimos ampliar ainda mais essa visão, garantindo que os jovens e as próximas gerações tenham amparo e condição de crescer no campo”, relembra o parlamentar. A nova Política também prevê a execução de um plano nacional por meio de convênios e cooperação com entes públicos e privados, além de oferecer crédito rural simplificado e capacitação para a juventude.A conquista é um marco para o futuro sustentável do campo brasileiro e um alívio em meio ao envelhecimento populacional rural. O reconhecimento oficial à juventude rural é, mais do que nunca, indispensável para enfrentar os desafios do êxodo rural e consolidar as bases de uma agricultura sustentável e inovadora no país.

Para entrevistas ou mais informações, entre em contato com a assessoria do Deputado Zé Silva: Joana Paula Marçal – (61) 99697- 9536