Carregando...

Notícias

COVID-19 04/08/2021

Vacinação avança e vendas de ‘kit covid’ despencam

Vacinação avança e vendas de ‘kit covid’ despencam
As medicações que se mostraram ineficazes contra a covid também estão na mira da CPI da Pandemia (Foto: Agência Brasil)

De acordo com dados do CFF (Conselho Federal de Farmácia), as vendas do chamado ‘kit covid’ tiveram queda nos quatro primeiros meses de 2021 – se comparado ao mesmo período do ano anterior – a explicação para a diminuição das vendas é o aumento da vacinação em todo o Brasil.

 Em 2020 a venda de vitamina C também cresceu 180%, no entanto, a CFF afirma que este ano, o suplemento teve queda de 63% nas vendas, isso também aconteceu com a comercialização de vitamina D que teve decréscimo de 41%, quando no ano anterior houve alta de 83%.

 Já três medicações divulgadas como preventivas no tratamento do coronavírus (optamos por não nomearmos as medicações), tiveram redução de 34%, 31% e 35% em suas vendas, quando em 2019 haviam crescido 111%, 560% e 65%, respectivamente.

 Wellington Barros, farmacêutico entrevistado pelo R7 e consultor do CFF, afirma que a relação da baixa na venda das medicações se deve a chegada da vacina e de um maior esclarecimento da população sobre a ineficácia destes remédios como preventivas ao Covid-19. “É possível que a chegada da vacina aos braços dos brasileiros tenha neutralizado, em parte, a histeria que desencadeou uma verdadeira epidemia de uso irracional de medicamentos no país”, afirmou.

 Embora a queda das vendas seja evidente, laboratórios que produzem alguns desses medicamentos do ‘kit covid’ estão na mira da CPI, afinal, há informações de que uma das fabricantes patrocinava anúncios em jornais impressos a favor do tratamento precoce, o que na época, ocasionou aumento em suas vendas.

Informações: R7