Carregando...

Notícias

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agricultura Familiar 15/06/2022

Nota em solidariedade às vidas de Bruno e Dom

Nota em solidariedade às vidas de Bruno e Dom
Foto: Carl de Souza / AFP

Os suspeitos pelo desaparecimento do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari (AM), confessaram que assassinaram, esquartejaram e ocultaram seus corpos.

O presidente Bolsonaro já declarou que o jornalista era “mal visto” na região porque fazia reportagens contra garimpeiros e que deveria ter tido mais cuidado. Não podemos esperar nenhuma outra atitude de um presidente que despreza a vida e se mostrou até o presente momento total falta de empatia com a vida humana. A região do Vale do Javari enfrenta duros conflitos em decorrência do garimpo ilegal, desmatamento e agronegócio.

A Executiva Nacional do Solidariedade lamenta a brutalidade ocorrida com os dois ativistas, que defendiam a Amazônia e seus povos com muita paixão e coragem. Toda solidariedade e sentimentos às famílias de Bruno e Dom.

Exigimos seriedade nas investigações e rapidez nas respostas sobre o caso de mais duas mortes que ocorrem em terras brasileiras. Exigimos justiça para esclarecer o que está por trás das mortes dos ativistas. Não podemos tolerar a normalização da barbárie e nos acostumar com assassinatos de ambientalistas, indígenas, defensores de direitos humanos fiquem impunes. Que as vidas de Bruno e Dom, que lutavam pela sobrevivência dos nossos povos e por nossa floresta amazônica, não tenham sido em vão.