Carregando...

Notícias

Rio Grande do Sul 21/10/2021

Manifestantes exibem suástica nazista na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Manifestantes exibem suástica nazista na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Imagem: Elson Sempé Pedroso / CMPA

Ontem (20), um debate sobre o veto da prefeitura ao passaporte da vacina terminou em confusão na Câmara Municipal de Porto Alegre. Os vereadores estavam analisando o veto que foi feito pelo prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB), sobre a exigência de que um comprovante de vacina contra a Covid-19 seja apresentado para o acesso a eventos esportivos, sociais e religiosos no município.

Durante o debate, a sessão foi acompanhada por manifestantes favoráveis ao veto, que levaram cartazes e gritavam palavras de ordem contra a vacina. A confusão começou a partir da relutância da guarda municipal em retirar pessoas que estavam com cartazes que continham referências nazistas, com a insistência da oposição, iniciou-se uma discussão entre os vereadores e manifestantes.

As cenas vistas na câmara de Porto Alegre demonstram a atual fragilidade da nossa democracia, em que manifestantes entram em uma casa legislativa para defender regimes nazistas e fascistas, agridem verbal e fisicamente e proferem falas racistas às vereadoras negras.

Defender a democracia e repudiar discursos de ódio deve ser uma bandeira de todos, é importante que os responsáveis pela confusão em POA sejam identificados e punidos. O Solidariedade repudia discursos de ódio e sempre defende a democracia, os direitos das minorias e a vacina.