Notícias
Combate à evasão escolar é meta de projeto de Lei de Maria Arraes
A evasão escolar é um dos maiores e mais complexos problemas da educação pública no Brasil. Os números são alarmantes: 17% de todos os alunos de escolas públicas abandonam os estudos antes de completar a educação básica, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Em 2022, cerca de 2 milhões de alunos desistiram dos estudos. 48% deles para trabalhar e 30% por terem dificuldades de aprendizado.
Criança na Escola
Atenta a essa preocupante realidade das escolas públicas, a deputada do Solidariedade pernambucano Maria Arraes apresentou um projeto de lei criando o programa Criança na Escola, um conjunto de diretrizes e ações para combater a evasão escolar (PL 3041/2023). O programa quer aumentar o diálogo entre as crianças, suas famílias e as escolas. Além disso, propõe coletar informações para a identificação precoce de fatores de risco ou situações que possam levar à evasão escolar e criar grupos de trabalho e redes de apoio para minimizar o problema.
A parlamentar enfatiza que a importância da escola na vida do cidadão vai além do ensino do conteúdo pedagógico:
“É durante a vida escolar que o aluno se desenvolve enquanto cidadão, de modo que a manutenção da criança e do adolescente no ambiente escolar assume papel fundamental não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para o desenvolvimento social do país.”, argumenta.
Maria Arraes defende que fortalecer a permanência do aluno na escola e a instrução familiar trazem benefícios para toda a sociedade quer poderá contar com jovens mais sociáveis, instruídos e bem capacitados.
__________
Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara