Carregando...

Artigos

Pessoas com Deficiência 24/07/2023

SIM Solidariedade: iniciativa e mobilização

Paulo Pequeno
Paulo Pequeno
Secretário estadual da Pessoa com Deficiência (SP) e Diretor de Projetos da Fundação 1° de Maio
SIM Solidariedade: iniciativa e mobilização
Imagem reprodução | 32 anos da Lei de Cotas

Com Solidariedade faremos melhor! Há mais de três décadas existe a lei que garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho.

Vivemos tempo difíceis na humanidade, enquanto persistirem os preconceitos contra as pessoas e suas diferenças, dependeremos das leis para ocuparmos os nossos espaços. É fundamental que a sociedade mude sua visão capacitista em relação aos trabalhadores, suas habilidade e conhecimento, e aos empregadores, é preciso que permitam a diversidade, acessibilidade e inclusão em seus quadros laborais.

Iniciada em 24 de julho de 1991, a Lei de Cotas comemora hoje 32 anos e é importante refletirmos sobre os avanços conquistados e ressaltar que esta Lei, conhecida como a Lei de Cotas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, regulamenta a obrigatoriedade das empresas com 100 ou mais empregados a contratarem trabalhadores com deficiência.

É preocupante saber que após 32 anos de sua criação, menos da metade das vagas que deveriam ser ocupadas por profissionais com deficiência são preenchidas, e o número de pessoas com deficiência em cargos de direção e chefia são mínimos. Para mudar essa realidade, fica claro que a promoção da diversidade nas empresas é necessária e que seus benefícios são muito maiores que os investimentos, como por exemplo: aumento da integração social dos colaboradores; reforço da tolerância dentro das equipes; melhora da cultura de inovação; proximidade e respeito às diferenças; melhora do ambiente, marca social da empresa e, principalmente, aplicação dos direitos fundamentais da igualdade, fraternidade e liberdade.

Nesta data tão importante para todos nós, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, gostaríamos de desejar que ninguém seja deixado para trás e que tenhamos uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.