Carregando...

Artigos

Educação política 19/01/2022

A importância da formação política

Samanta Costa
Samanta Costa
Presidente da Fundação 1º de Maio
A importância da formação política
Samanta Costa é presidente da Fundação 1º de Maio

Este ano, o Brasil passará por mais uma fase de disputa política devendo eleger deputados federais, estaduais, senadores, governadores e o presidente da república, ou seja, será um ano bastante movimentado, desafiador e que exigirá a conscientização de todos os brasileiros.

Temas políticos têm despertado o interesse da população nos últimos tempos, com isso, o brasileiro que era visto sempre como coadjuvante, passou a ser autor e escritor da própria história política.

Cada vez mais, cobramos boas decisões dos políticos e, mesmo assim, parece que muitos deles não se importam com os anseios da sociedade. Por isso, a Fundação 1º de Maio, entidade ligada ao Solidariedade, percebendo a importância de formar cidadãos politicamente ativos, introduziu em seu cronograma anual cursos de formação política, destinados aos cidadãos comuns, simpatizantes, filiados e lideranças partidárias.

De 2015 pra cá – ano em que foi ministrada nossa primeira capacitação política – mais de 10 mil pessoas já passaram pelos cursos e treinamentos do Solidariedade. Nosso intuito é fazer com que o debate político seja fomentado na sociedade e que a disseminação do conhecimento amplie o espaço do partido nas câmaras municipais, estaduais e federais. Só assim poderemos ter representantes políticos que trabalhem de verdade para a nossa sociedade, escolhidos por apresentarem propostas de uma gestão pública factível e inovadora.

Estamos a poucos meses das próximas eleições, sabemos que o tempo é curto e por isso estamos trabalhando bastante para garantir que o maior número de cidadãos esteja preparado para ir às urnas de modo que possam votar conscientemente, permitindo que o país volte a crescer com integridade.

As capacitações garantem a melhoria da percepção de cada indivíduo, afloram as habilidades dos cidadãos, permitem o aprendizado de novos conhecimentos, tornam os participantes mais questionadores em relação aos acontecimentos a sua volta, promovem relacionamento interpessoais e formam lideranças, sendo assim, nosso maior investimento sempre será em formação e capacitação política.