Artigos
A violência contínua contra as mulheres
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada cinco mulheres no mundo, três já declararam ter sido vítimas de violência. Ela aparece associada aos atos de violência física cometidos na esfera privada. A violência contra as mulheres é algo constante em nossa sociedade.
Em 2011 foi lançado o pacto de enfrentamento à violência contra as mulheres e um dos eixos de ação é a implementação da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006. Esta lei, além de definir e tipificar as formas de violência contra as mulheres (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde e da assistência social.
Para combater e enfrentar a violência contra a mulher é necessária a criação de ações integradas de toda a sociedade. Acredito que a prevenção é o melhor caminho aliada à implementação de políticas públicas eficazes e o empoderamento econômico da mulher.
Violência contra a mulher é crime, denuncie! Ligue 180!
A ligação é gratuita, 24 horas por dia, todos os dias da semana e atende todo o território nacional.