Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Lotéricas
  • Em lançamento da Frente Parlamentar dos Lotéricos, Weliton defende ampliação do papel social da categoria
Lotéricas 28/06/2023

Em lançamento da Frente Parlamentar dos Lotéricos, Weliton defende ampliação do papel social da categoria

Em lançamento da Frente Parlamentar dos Lotéricos, Weliton defende ampliação do papel social da categoria
Foto: Pedro Francisco

Foi para um auditório lotado que o presidente da Frente Parlamentar dos Lotéricos, deputado Weliton Prado (Solidariedade – MG), propôs a ampliação do papel social da categoria:

“Vou procurar todos os sindicatos, chamar a Caixa Econômica Federal pra discussão, vou propor até do ponto de vista social que os lotéricos façam campanhas permanentes, totalmente apartidárias no sentido social”,defendeu o parlamentar. O assunto foi tratado durante o lançamento da Frente Parlamentar dos Lotéricos na Câmara dos Deputados.

Lotéricas em números

Para quem só usa as lotéricas para fazer aquela fezinha em dias sorteio acumulado da Mega Sena, pode não ficar claro o alcance social que uma casa lotérica pode ter na vida da população mais carente em todo canto do Brasil.

Hoje, as 13 mil casas lotéricas atendem 120 milhões de pessoas pelo país. E em muitos municípios, os lotéricos são o único representante bancário disponível, prestando serviços como recebimento do pagamento de contas, de salários, saques de benefícios sociais como seguro-desemprego, FGTS e Bolsa Família.

São esses permissionários que atendem, especialmente, a população mais carente. Mas apesar dessa importante atuação na sociedade, os lotéricos sofrem com a falta de valorização e reconhecimento pela Caixa.

Desvalorização

“A gente vem acompanhando já há anos a dificuldade, a peleja dos lotéricos. Realmente é uma luta assim muito grande. Os bancos ficam com o filé, faturam bilhões. Muitos lotéricos não conseguem nem pagar os funcionários, não conseguem pagar o aluguel, a água, luz. Então a situação é realmente muito difícil”, lamenta Weliton Prado.

Mas o presidente da Frente Parlamentar vê no novo governo o momento de abrir as portas e discutir as pautas dos lotéricos. O deputado vê o momento como ideal para discutir uma forma de garantir a valorização, uma assistência administrativa aos lotéricos por parte da Caixa Econômica Federal, novos serviços e produtos, além de reajustes e remuneração justa dos produtos e serviços que são oferecidos pelos lotéricos para a Caixa.

Braço social

A capilaridade das casas lotéricas é um trunfo e tanto quando se trata de assistência social. Espalhadas por municípios de todo o Brasil, é por meio delas que boa parte dos brasileiros de mais baixa renda asseguram o acesso ao saque de benefícios como Bolsa Família, FGTS e seguro-desemprego.
Atento a tudo o que os lotéricos podem oferecer, o deputado Weliton Prado defende que eles estejam engajados em diversas campanhas apartidárias de cunho social. As campanhas poderiam ir desde a defesa pela queda de juros no Brasil até a informação aos cidadãos de que o SUS disponibiliza gratuitamente a vacina contra o vírus HPV. Esse vírus pode provocar lesões genitais precursoras de cânceres como de colo do útero e do pênis.

“Infelizmente essa vacinação está baixa e nós estamos perdendo as nossas mulheres. Os lotéricos poderiam contribuir de forma significativa com campanhas de esclarecimento. Seria uma sinalização para o governo e para a população, mostrando a importância dos lotéricos nas campanhas sociais”, defendeu o parlamentar.

__________

Claudia Brasil / Solidariedade na Câmara