Carregando...

Notícias

Solidariedade 11/05/2023

Deputados do Solidariedade avaliam os primeiros 100 dias de mandato

Deputados do Solidariedade avaliam os primeiros 100 dias de mandato
Fotos: Bruno Angrisano e Pedro Francisco

100 dias de mandato, um marco na vida e na legislatura de um parlamentar. É o tempo em que o parlamentar define as principais bandeiras que irá defender e para onde ele aponta o leme para cumprir o caminho de quatro anos de trabalho que tem pela frente.

Confira aqui a avaliação que cada um dos deputados do Solidariedade faz dos 100 primeiros dias de mandato dessa legislatura na Câmara.

Combate ao Câncer

O deputado Weliton Prado apontou sua bússola parlamentar para a área da saúde. E já alcançou um feito notável nesses primeiros 100 dias:

“Sou o deputado que mais liberou recursos em Minas Gerais. Liberei a maior emenda da história de Minas por um parlamentar: R$ 51 milhões através de ação na Justiça do Ministério Público.”, explicou.

Prado direcionou esse recurso para a conclusão das obras do Pronto Socorro da Universidade Federal de Uberlândia. Isso vai representar ao todo mais 249 leitos.

Outro avanço importante foi a reinstalação da Comissão Especial de Enfrentamento ao Câncer do Brasil, da qual Weliton Prado é presidente. O deputado também preside a primeira comissão dedicada às doenças do coração. O parlamentar explica a importância desse tipo de trabalho:

“Câncer e coração são as duas doenças que mais matam no Brasil e são doenças que as pessoas poderiam estar vivas se as pessoas tivessem diagnóstico precoce, prevenção e tratamento adequado.”, avalia.

Democracia

A deputada pernambucana Maria Arraes apontou a proa de seu mandato para o fortalecimento das instituições democráticas, e decidiu encarar as ondas revoltas da luta pelos direitos das minorias:

“Em Brasília e em Pernambuco, o trabalho tem sido tão intenso que parece muito mais. Nesses 100 dias, já protocolamos quase 190 propostas legislativas, sendo 14 projetos de lei voltados, principalmente, à defesa da nossa democracia, à promoção da saúde e ao combate à violência contra a mulher.”, celebra a parlamentar, que afirma estar cada dia mais compromissada em garantir e ampliar os direitos da população que mais precisa.

Maria Arraes também se diz orgulhosa por, logo no primeiro mandato como deputada federal, ter assumido a vice-liderança do Governo Lula na Câmara Federal. Ela também é titular da Comissão de Constituição e Justiça.

A parlamentar destaca ainda a retomada de políticas públicas essenciais no governo Lula como o Programa de Aquisição de Alimentos. E lembra que o Brasil voltou a ter visibilidade internacional: “Vimos o Brasil recuperar relevância internacional ao assinar 15 acordos de cooperação bilateral na China.”, destacou.

Mineração sustentável

O deputado Zé Silva conhece bem os caminhos do setor agropecuário, mas nesses 100 dias também conseguiu com sucesso desbravar o universo da participação popular na Câmara:

“Fui eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa. Essa comissão é a voz do povo aqui na Casa do povo onde as entidades e associações fazem as suas propostas que se transformam em leis para mudar a vida das pessoas pra melhor.”, comemorou.

Zé Silva é presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, um tema sobre o qual tem se debruçado pelo menos desde a tragédia de Brumadinho, em janeiro de 2019.

O deputado celebrou a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre a importância da agricultura familiar para o Brasil e lembra sua luta para aprovar leis como a da rastreabilidade dos produtos da agricultura familiar, do Programa de Aquisição de Alimentos para que os agricultores tenham mais renda e qualidade de vida no campo.

Para Zé Silva, outro motivo de orgulho é representar o governo de Minas Gerais em Brasília: “Conquistei a liderança do governo de Minas Gerais em Brasília fazendo essa ponte das demandas e desafios de Minas Gerais com o governo federal para garantir mais benefícios para a população do meu querido estado de Minas Gerais.

Liderança

A bancada do Solidariedade confiou a Aureo Ribeiro uma tarefa das mais importantes: liderar os parlamentares em 2023. O deputado fluminense, que já havia liderado o Solidariedade na Câmara antes, agradeceu o voto de confiança dos colegas de partido, além de refletir sobre a importância da atuação nas Comissões da Casa:

“100 dias de muito trabalho e muita dedicação. Tive a oportunidade de ser eleito líder do Solidariedade na Câmara e Coordenador da bancada do estado do Rio de Janeiro. Integrante da Comissão de Constituição e de Justiça da Câmara dos Deputados, da Comissão do Consumidor e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e também da Comissão de Cultura.”

Para Aureo, os primeiros cem dias foram um bom começo para um mandato que promete muito trabalho e bons resultados:

“Estamos debatendo temas importantes para o Brasil. Primeiro, votando matérias que foram fundamentais para o povo brasileiro como o Bolsa Família. E agora, vamos votar o Minha Casa, Minha Vida que é um dos maiores programas que o governo tem apresentado nesse começo de ano. Tenho certeza de que o futuro vai ser construído com trabalho e com dedicação. Precisamos gerar emprego para a população, permitir a dignidade de um pai colocar comida na mesa e poder olhar para seus filhos, para poder pensar no seu futuro. Tenho certeza de que quando defendemos matérias como a Universidade do Alemão, a Universidade da Baixada lá em Duque de Caxias, quando votamos aqui projetos que melhoram a vida das pessoas, o nosso futuro começa a ser desenhado.”

__________

Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara