Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Brasil
  • Curso Mandatários visa capacitar pré-candidatos para campanhas em novo formato híbrido
Brasil 06/05/2022

Curso Mandatários visa capacitar pré-candidatos para campanhas em novo formato híbrido

Curso Mandatários visa capacitar pré-candidatos para campanhas em novo formato híbrido
Mandatários 2022 - Salvador (BA)

Preocupados com a preparação dos pré-candidatos e coordenadores de campanha para as eleições estaduais e federais, a Fundação 1º de Maio lança amanhã (7), o curso Mandatários, que agora é oferecido em formato híbrido, com aulas na plataforma EaD da Fundação 1º de Maio e também encontros presenciais.

Para Guilherme Martinelli, diretor-executivo da Fundação, a principal mudança no curso em relação aos anos anteriores é que ele foi totalmente reformulado e será dividido em três blocos com conteúdo online. “Com o curso online, todos os interessados poderão acompanhar o conteúdo e se preparar da melhor maneira para ter um bom desempenho nas eleições”, destaca Martinelli.

O novo formato permite que os participantes aprendam e desenvolvam técnicas e habilidades necessárias para um bom resultado nas eleições e, posteriormente, na gestão de seus mandatos.

“Precisamos preparar todos aqueles que estarão diretamente envolvidos nas eleições para que tenhamos o maior número de acertos possíveis, afinal, a legislação eleitoral sempre muda de um ano para o outro, e precisamos que ela seja divulgada e seguida com transparência”, pontua Jefferson Coriteac, vice-presidente nacional do Solidariedade.

Já Luiz Adriano, secretário nacional do partido, ressalta pontos importantes na realização do curso: “Há três pontos muito importantes que devemos destacar quando falamos de Mandatários em ano eletivo. O primeiro é poder atualizar os pré-candidatos acerca da atual legislação eleitoral; segundo, a realização do curso possibilita a integração dos pré-candidatos, que muitas vezes, não se conhecem; e por último, mas não menos importante, o curso aproxima o partido dos pré-candidatos”, sinaliza Luizão.

Cláusulas de barreiras

 “Este ano é extremamente decisivo pois é o primeiro ano que será feita uma eleição majoritária e proporcional a nível federal e estadual onde não irá existir as coligações, sendo necessário que cada partido faça a sua própria cláusula de barreira, e nós do Solidariedade, não fizemos federações, fusões ou coligações porque realmente acreditamos em nossos candidatos para conquistar os votos necessários e cumprir as cláusulas propostas”, argumenta Coriteac sobre as eleições de 2022 e as previstas cláusulas de barreiras que restringem ou impedem a atuação parlamentar de um partido que não alcança um determinado percentual de votos.

Dividido em três blocos, o curso aborda temas ligados a organização e composição do partido em todo o país, programa partidário, técnicas para realizar o planejamento de campanhas, papel institucional destinado ao poder executivo e legislativo, além de destinar a terceira parte do curso aos parlamentares que se elegerem nas eleições de 2022. “Em maio, a previsão é trazer para o segundo módulo outros assuntos indispensáveis à campanha, sendo que alguns estados receberão esse segundo módulo também de maneira presencial. Por fim, em novembro, o último módulo trará temas importantes para aqueles que se elegeram no pleito deste ano”, finaliza Martinelli.

Estados que receberão o curso Mandatários: