Carregando...

Artigos

Educação 09/02/2022

Volta às aulas com responsabilidade e segurança

Alexandre Pereira
Alexandre Pereira
Deputado estadual (SP) e presidente estadual do Solidariedade (SP)
Volta às aulas com responsabilidade e segurança
Foto: iStock

Mais de 3,5 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo retornaram às aulas presenciais no dia 4 de fevereiro com o desafio de recuperar o tempo que ficaram longe da escola. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para suprir a defasagem no aprendizado e as perdas emocionais causadas pelo isolamento dos alunos.

Sabemos que a pandemia de Covid-19 continua, mas este retorno não podia mais ser adiado. Entre as consequências do período está a evasão escolar. Segundo informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021 divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas –  Educacionais Anísio Teixeira), o número de matrículas na educação infantil registrou queda de 7,3% entre os anos de 2019 e 2021.

Além disso, o ensino remoto não se mostrou eficiente apesar dos esforços de professores e escolas. Dados de um estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apontam que no estado de São Paulo, os estudantes aprenderam, nas aulas online, apenas 28% do que teriam aprendido em aulas presenciais, e o risco de abandono ou evasão escolar mais que triplicou.

Por isso, o retorno das aulas presenciais é tão importante. É claro que seguindo todos os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização dos ambientes e mãos, identificação e afastamento dos casos e monitoramento dos alunos que tiveram contato com pessoas infectadas.

Outro fator que torna a retomada das aulas presenciais mais segura é o avanço da vacinação infantil contra Covid-19 em todo o estado. A imunização reduz a transmissão da doença e previne casos graves e mortes. E para os pais que ainda não vacinaram seus filhos, é importante destacar que a vacina infantil contra Covid-19 foi aprovada pelas principais agências reguladoras de saúde do mundo após rigorosos estudos clínicos.

Com os alunos vacinados e os protocolos sanitários seguidos à risca, a escola se torna um ambiente seguro e saudável não só para os estudantes, como também para professores e demais profissionais. Bom ano letivo a todos!