Artigos
Outubro rosa e a vida das mulheres
Porque a simbologia de uma data? Muitas pessoas se perguntam sobre a eficácia de calendários comemorativos ou de advertências por causas existentes no Brasil e no mundo. O outubro rosa é uma excelente demonstração de porquê são relevantes estes momentos.
Iniciado nos Estados Unidos com ações pontuais para lembrar a prevenção ao câncer de mama, o outubro rosa tornou-se uma data voltada a prevenção do câncer de mama desde 1990. Com isso, uma consequente expansão para vários países como o Brasil que no ano de 2002 teve a primeira ocorrência de iluminação cor de rosa no mês de outubro para lembrar o movimento que aconteceu no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O fato é que a simbologia do mês e do movimento, conhecido mundialmente, faz qualquer pessoa se lembrar e remontar à preocupação pela prevenção com exames e diagnósticos precoce ao câncer de mama. São filhos que alertam suas mães, crianças conscientizadas desde a escola e que levam a informação para casa, e cada pessoa que olha para a campanha nos espaços públicos ou vê um prédio iluminado na cor rosa, passam a alertar as mulheres ao seu redor para a realização dos exames de mama.
O câncer de mama representa 25% do total de tipos de câncer. São cerca de 2 milhões de novos casos por ano no mundo. É a 5ª causa de mortalidade por câncer, o 2ª tipo mais frequente de câncer em mulheres e cerca de 10% da doença está em jovens. A notícia boa é que 90% dos casos tem chance de cura! De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o rastreamento por exame de mamografia pode reduzir a mortalidade em até 30%.
O Solidariedade faz parte deste movimento de conscientização e prevenção à mortalidade de mulheres por câncer de mama. Faça sua parte, informe-se e informe outras mulheres!