Carregando...

Notícias

Solidariedade 24/09/2025

A força do Solidariedade em 12 anos de lutas, conquistas e justiça social

A força do Solidariedade em 12 anos de lutas, conquistas e justiça social
Ao longo de nossa história, transformamos a vontade de fazer a diferença em ações concretas.

Há 12 anos, nascia o Solidariedade. Mais do que um partido político, somos um movimento comprometido em ser a voz ativa na defesa dos direitos dos trabalhadores e na construção de políticas públicas que promovam dignidade, igualdade e justiça social. Nossa trajetória é feita de diálogo, respeito e um compromisso inabalável com o povo brasileiro.

Ao longo de nossa história, transformamos a vontade de fazer a diferença em ações concretas. Acreditamos que a educação política e a capacitação são fundamentais para o desenvolvimento de lideranças e da sociedade civil e, com esse foco, já capacitamos politicamente mais de 10 mil pessoas.

Para celebrar este marco, ouvimos quem faz parte dessa história: “É o momento de reconhecer que o Solidariedade é mais do que um partido. Ele é um movimento coletivo, a materialização da certeza de que, quando unimos nossas vozes e propósitos, somos inegavelmente mais fortes. Nesses 12 anos, vimos a prova de que nosso projeto é a união de pessoas que sonham e trabalham incansavelmente por um Brasil mais justo, inclusivo e digno para todos”, afirma Luiz Adriano, secretário-geral nacional do Solidariedade.

O Solidariedade se orgulha de ter participado ativamente da criação de leis que realmente mudam a vida das pessoas. Nossa atuação no Congresso vai além de debates, concretizando-se em políticas públicas que refletem nossa solidariedade e compromisso com a sociedade.

Destacamos a luta incansável pela dignidade das mulheres com a aprovação de alterações e reforços na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06). Esses projetos garantem medidas de combate à violência e até auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência, mostrando nosso compromisso real com a proteção e a segurança delas, uma questão fundamental de direitos humanos. Outra grande conquista, que é um exemplo concreto de como a solidariedade pode ser traduzida em políticas públicas, é a lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/90) para aperfeiçoar o Teste do Pezinho Ampliado. Essa lei foca na proteção de recém-nascidos e suas famílias, garantindo a detecção precoce de mais doenças e mostrando um cuidado essencial com a saúde e a primeira infância.

“Nosso compromisso é com cada trabalhador, com a dignidade que cada um merece, e com a justiça social que transforma a vida e o cotidiano das pessoas. Continuaremos defendendo políticas públicas que abracem quem mais precisa e fortalecem a esperança de um Brasil mais justo, afinal, a nossa força está na união de vozes que acreditam em um futuro melhor para todos”, enfatiza Felipe Espírito Santo, vice-presidente nacional do Solidariedade.

Entre outros projetos de destaque, nossos deputados também mostram seu compromisso com pautas sociais e de saúde. O deputado Aureo Ribeiro teve aprovado um projeto que institui o Cadastro Nacional de Pessoas com Doença de Alzheimer, uma medida que visa ajudar a localizar pessoas desaparecidas e subsidiar políticas de proteção. O deputado Weliton Prado é autor do projeto de lei que institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer, buscando um acesso mais ágil e eficiente a tratamentos oncológicos pelo SUS. Além disso, o deputado Zé Silva é autor do projeto que trata da Regularização Fundiária das Terras da União, garantindo segurança jurídica para pequenos e médios produtores rurais.

“Quando começamos essa jornada, tínhamos plena consciência de que os desafios seriam enormes e o caminho, árduo. Mas uma coisa sempre esteve clara: jamais iríamos desistir. “Nossas vitórias são a prova concreta de que nossa persistência vale a pena. Elas validam nosso método e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Cada conquista nos inspira a continuar, e nos lembra que a luta, por mais difícil que seja, sempre gera recompensa. É por isso que seguimos em frente, com muito mais força e convicção”, enfatiza Jefferson Coriteac, tesoureiro-geral nacional do Solidariedade.

E é com esse mesmo espírito de luta e visão de futuro que o Solidariedade reafirma seu compromisso com a base que o sustenta e inspira.

“Desde o nosso nascimento, defendemos com firmeza e objetividade a dignidade do trabalhador, mantendo nosso compromisso inegociável com salários justos, empregos estáveis e justiça social para quem mais precisa. Nossa força está na soma de cada luta e de cada conquista, no compromisso de erguer o Brasil com justiça social e no avanço constante, com disciplina, ideias claras e ações que transformem a vida de quem sustenta o país. Que os 12 anos sejam apenas o marco de uma caminhada que continuará promovendo dignidade para quem faz o Brasil acontecer”, finaliza Paulinho da Força, deputado federal e presidente nacional do Solidariedade.