Carregando...

Artigos

Eleições 2022 28/09/2022

Segurança das informações e combate às Fake News

Luiz Antônio Adriano da Silva
Luiz Antônio Adriano da Silva
Secretário-geral nacional do Solidariedade
Segurança das informações e combate às Fake News
Foto: reprodução

As notícias falsas e as mentiras sempre existiram, mas foi a partir da rapidez do compartilhamento das informações, como acontece hoje em dia com as redes sociais, que uma notícia falsa passou a ser algo com potencial destrutivo. Hoje em dia, é possível em segundos compartilhar uma mesma mensagem para milhares de pessoas e é justamente isso que fez com as notícias falsas se tornassem um risco à democracia.

O termo “Fake News” se popularizou em 2016, durante as eleições para presidente dos Estados Unidos, foi ali que o mundo conheceu a estratégia de difundir milhares de vezes a mesma notícia falsa, fazendo com que uma mentira se tornasse uma verdade. As fake news são usadas em campanhas políticas de forma a destruir reputações e manipular a opinião dos eleitores sobre determinado candidato.

Segundo estudo promovido pelo Google, 44% dos brasileiros afirmam que recebem notícias falsas diariamente. É algo que passou a fazer parte da rotina de quem usa redes sociais, na maioria das vezes as notícias falsas são sensacionalistas e alarmantes, fazendo com que quem recebe tenha um impulso muito grande de compartilhar a mensagem, o objetivo de quem cria as notícias falsas é justamente causar indignação e dessa forma, ter mais compartilhamentos.

Para combater as fake news e o seu risco à democracia, é fundamental que as pessoas tenham um senso crítico sobre os conteúdos que recebem na internet.

É importante que haja uma preocupação de toda a sociedade para que as pessoas aprendam a reconhecer uma notícia falsa e principalmente, aprendam a checar informações. Ao receber uma notícia muito sensacionalista, ou que não apresenta provas e dados, é sempre importante pesquisar nos veículos de imprensa tradicionais para saber se aquela informação é verdadeira.

Outras dicas para identificar a veracidade é ler o conteúdo de forma atenta, buscar erros ortográficos ou informações que se desencontram/ não batem, olhar a data de publicação e também o nome do autor. Textos jornalísticos costumam ser assinados, para que se garanta a responsabilidade de quem publicou aquela informação.

As eleições de 2022 são fundamentais para a nossa democracia e é papel de toda a sociedade garantir que o processo eleitoral seja democrático e transparente. Por isso, fique atento às informações que você recebe nas redes sociais, seja sempre crítico e ajude a combater as fake news.