Notícias
DIA DO IDOSO: DEPUTADO ZÉ SILVA, PRESIDENTE DA COMISSÃO DO IDOSO, CELEBRA A DATA E REAFIRMA COMPROMISSO COM A DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Neste 1º de outubro, Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), celebra a data reforçando a importância do envelhecimento digno, com qualidade de vida e garantia de direitos para os idosos brasileiros.
“Hoje é um dia para celebrar a sabedoria, a experiência e a fundamental contribuição dos idosos para a nossa sociedade. Sinto imensa gratidão e responsabilidade por presidir a CIDOSO e liderar essa missão tão relevante”, declarou o parlamentar.
Assumindo a presidência da Comissão em um momento crítico, marcado por denúncias de fraudes no INSS, o presidente se posicionou firmemente: “Todos os envolvidos nos roubos devem ser punidos com rigor, e os aposentados lesados precisam ser indenizados. O ressarcimento deve vir de quem cometeu os crimes.”
Entre as prioridades da sua gestão à frente da CIDOSO, destacam-se:
A luta por políticas públicas que assegurem o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos;
O combate ao preconceito, à discriminação e à violência contra a pessoa idosa;
A valorização da experiência e da sabedoria dos idosos, com acesso a benefícios justos;
A busca por agilidade na concessão de aposentadorias e a redução das filas do INSS;
A defesa histórica do 14º salário para aposentados, pauta defendida pelo parlamentar desde 2017.
Como parte das ações recentes da Comissão, destaca-se o voto favorável à derrubada do Veto 38/2023, que garantiu a dispensa de reavaliações médicas periódicas para beneficiários do BPC com incapacidade permanente, uma conquista importante que assegura mais dignidade e menos burocracia para milhões de brasileiros.
Além disso, duas emendas de sua autoria foram aprovadas na LDO de 2026, assegurando recursos no orçamento para políticas voltadas à população idosa, com mecanismos de monitoramento e transparência. No enfrentamento à violência, a Comissão também aprovou o PL 4581/24, que endurece as penas para agressores de idosos.
Outra preocupação destacada é o superendividamento da população idosa, especialmente diante de práticas abusivas na oferta de crédito. A Comissão atua fortemente na fiscalização e na criação de medidas de proteção a esse público.
“Contem sempre com meu trabalho, garra e determinação na defesa dos direitos de quem tanto fez e faz pelo nosso país. Seguiremos lutando para que envelhecer seja, sempre, motivo de celebração e respeito”, concluiu o deputado Zé Silva