Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Anistia
  • Paulinho da Força é relator do PL da Anistia e afirma que buscará equilíbrio
Anistia 18/09/2025

Paulinho da Força é relator do PL da Anistia e afirma que buscará equilíbrio

Paulinho da Força é relator do PL da Anistia e afirma que buscará equilíbrio
Paulinho: equilíbrio (Foto: Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta anunciou na manhã desta quinta-feira (18/9) que o presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, foi escolhido como relator Plenário do projeto de Lei da Anistia, cuja urgência foi aprovada na noite de quarta (17/9).

Tão logo o anúncio foi feito, Paulinho se pronunciou sobre o tema e assegurou:

“A ideia é pacificar o país. Um projeto meio-termo, que não seja nem tanto da esquerda, nem tanto da direita.”

Interlocução

A escolha reflete o trabalho e trajetória de Paulinho no Congresso. Tido como um parlamentar equilibrado, que consegue ter diálogo com os diferentes grupos políticos da Câmara, boa interlocução junto ao Supremo Tribunal Federal e que não tem medo de fazer críticas quando necessário, Paulinho afirmou que nos próximos dias vai fazer justamente isso: conversar com as variadas lideranças políticas do país para avaliar os argumentos de cada lado da discussão em torno do texto. O deputado paulista disse que vai procurar conversar também com representantes de outras instâncias do Poder Público, como ministros do STF e governadores como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Trabalhos já iniciados

Paulinho afirmou que quer a participação do Senado na construção do projeto, e informou que já começou a trabalhar no tema, ao se reunir com Hugo Motta para colher as demandas do presidente da Câmara:

“A conversa foi um pouco de prazos, de caminhos, onde vamos procurar construir o projeto, quais são as regras para que a gente possa construir o projeto.”

Para Motta, a escolha do líder sindical, experiente, acostumado com negociações difíceis e com trânsito no Congresso, não poderia ter sido melhor:

“Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário.”