Carregando...

Notícias

Esperança 28/12/2022

Solidariedade e Governo Lula, a expectativa por um 2023 melhor

Solidariedade e Governo Lula, a expectativa por um 2023 melhor
Foto: Divulgação Solidariedade

Os parlamentares do Solidariedade estão confiantes com a chegada do Governo Lula ao poder em 2023, e acreditam que o país vai voltar a seguir um eixo de crescimento econômico atrelado ao desenvolvimento social.

O deputado Zé Silva (MG) vê uma era de desenvolvimento no setor agropecuário, com uma política mais voltada à agricultura sustentável e à defesa do meio ambiente: “A minha expectativa é de que esse mandato vai fortalecer um conjunto de políticas públicas para a agricultura familiar, de acesso à terra, de assistência técnica, de apoio à comercialização, de apoio para combater a fome especialmente no campo, de protagonismo das mulheres, da sucessão no campo incentivando a juventude a permanecer no campo com perspectiva de serem felizes ali. Vamos retomar essas políticas públicas especialmente nesse novo cenário internacional, com o Brasil se fortalecendo e fortalecendo a democracia.”

A deputada eleita Maria Arraes (PE) acredita que a defesa dos direitos dos trabalhadores vai ser um diferencial importante no terceiro mandato do presidente petista: “As expectativas pro ano de 2023 e pro mandato do presidente Lula são as mais altas possíveis. A gente veio de um desgoverno, que teve um desmonte dos direitos trabalhistas, dos direitos previdenciários, que ataca deliberadamente as mulheres, a população LGBTQIA+, então a gente espera que os próximos quatro anos sejam de retomada, de resgate dos nossos direitos, da nossa liberdade de expressão e da dignidade do povo brasileiro.”

A deputada Marília Arraes, também de Pernambuco e irmã de Maria, entende que o presidente eleito já tem diante de si uma tarefa difícil: “Primeiro o presidente Lula tem um grande desafio que é unir o Brasil, o Brasil está dividido, o Brasil está em um momento de muita radicalidade, de muita polarização, então a gente tem que pacificar o nosso país, a gente tem fazer com que os brasileiros se unam. Espero que a gente possa acelerar esse processo e ter o nosso Brasil de volta, um Brasil com justiça social, um Brasil em que a gente vê pobres e negros nas universidades, que vê o povo pobre podendo consumir, que vê a economia crescendo e tantas outras questões que a gente tem aí para recuperar para o nosso país.”

Para o deputado Aureo Ribeiro (RJ), uma das necessidades do Brasil é investir em ciência, tecnologia e educação, e o novo governo não pode ignorar essas demandas: “O que é importante nesse momento para o Brasil é a gente avançar com a coletividade. A gente sofreu com a pandemia, e viu que não estava preparado pra conectar as pessoas e pra gerar na sala de aula a possibilidade de o aluno receber a matéria. Nós precisamos gerar oportunidade pras pequenas empresas, pra que a gente possa conectar o Brasil, pra que a gente possa levar internet a quem precisa, pra que a gente possa levar o wi-fi nas comunidades rurais, pra que a gente possa melhorar esse ambiente tecnológico gerando oportunidade a um jovem numa comunidade de acessar a internet. Gerando a oportunidade de o aluno receber conteúdo e receber reforço escolar. Gerando oportunidade ao artista de conseguir expor ali a sua obra. A gente precisa fazer as mudanças necessárias, propor as mudanças necessárias para o próximo governo, pra que a gente possa encontrar o caminho do crescimento, que é tanto o que o brasileiro deseja hoje do próximo governo.”

O presidente nacional do Solidariedade e deputado federal Paulinho da Força (SP) resume sua expectativa em uma palavra: “Esperança. Esperança de que a gente possa mudar o Brasil, de que o Brasil possa ser um país mais democrático, especialmente e, lógico, cuidar das pessoas. Cuidar dos interesses das pessoas, da fome que voltou, a gente fazer com que as pessoas possam voltar a comer; do emprego que tinha acabado, ter o emprego de volta; ter crescimento econômico. Então, a nossa esperança é de que a gente também possa melhorar o salário das pessoas. A eleição do Lula é isso: a esperança de que a gente possa ter um país com crescimento econômico, ter emprego e ter salário justo. Um país melhor.”