Carregando...

Notícias

Mato Grosso do Sul 08/02/2023

Papy apresenta projeto na 1ª sessão sobre censo de alunos com TEA em Campo Grande

Papy apresenta projeto na 1ª sessão sobre censo de alunos com TEA em Campo Grande
Foto: Eliza Mustafa/ Assessoria

Inclusão continua sendo uma das principais bandeiras do vereador Papy (SOLIDARIEDADE). Pensando na inclusão das crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) o vereador apresentou o projeto do Censo de Inclusão de Autistasna primeira sessão de 2023. Segundo a proposta, todas as escolas de Campo Grande devem comunicar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre matrículas de alunos com TEA.

“Em 2012, foi promulgada a Lei Federal Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Fica clara a importância da realização de um censo para saber quantas alunos com autismo existem nas escolas municipais de Campo Grande, para facilitar e promover uma capacitação mais qualificada dos profissionais da saúde, educação e demais profissionais que atuam com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, defendeu Papy. 

A ideia é realizar o censo a cada dois anos nas redes de ensino público e privado para a obtenção de dados, como o grau do TEA, a quantificação, a qualificação e a localização das pessoas com autismo. A partir desses dados, criar o mapeamento de crianças e jovens com TEA para direcionar políticas públicas para o atendimento desse público.

“Nesse sentido, a busca pela valorização e pelo respeito com as pessoas com autismo deve ser constante. Assim, cada vez mais é preciso investir em serviços e pesquisas sobre a remoção de barreiras social e equívoca sobre o autismo”, finalizou Papy. 


Informações: Assessoria Solidariedade (MS)