Notícias
“Dar visibilidade aos verdadeiros heróis”, diz Papy aos homenageados pela acessibilidade e inclusão
Mais um ano de conquistas e reconhecimento àqueles que de alguma forma contribuíram com a Luta pela Acessibilidade e Inclusão em Campo Grande. Proposta pelo vereador Papy, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou uma sessão solene nesta quarta-feira (22) para homenagear os verdadeiros heróis dessa causa.
“Quando esse projeto de lei foi criado, fizemos questão de usar o termo ‘luta’, porque vocês que serão homenageados aqui são verdadeiros lutadores. Essa sessão é para dar visibilidade aos verdadeiros heróis e heroínas. Uma coisa que não me canso de falar, é que não existe política pública sem dinheiro, sem investimento”, afirmou Papy.
O apresentador Tatá Marques foi um dos homenageados pelo proponente da sessão. Jornalista, Publicitário, Pós-graduado em Administração de Marketing e Comércio Exterior, atualmente apresenta o programa “O povo na TV”, do SBT MS. Durante 12 anos de profissão, vem trabalhando junto com sua equipe a acessibilidade e defendendo os direitos desse público, além de cobrar das autoridades providências e melhorias para o cotidiano das pessoas.
“Aqui tem muito pai, muita mãe, muita gente que não é nem uma coisa e nem outra, mas que luta diariamente. Mais do que inclusão, mais do que respeito às leis, mas que tenham empatia, tenham empatia e mais do que qualquer coisa, tenham amor. É o amor que nos motiva, é o amor que nos conduz, sem amor nós não temos condições de colocar política pública em vivência e muito menos em prática”, disse Tatá em nome dos homenageados.
Papy também entregou a Medalha Legislativa à médica Kelly Santos Schneider Nunes, que se formou em 2017 pela Universidade Anhanguera-Uniderp e, desde então, trabalha com saúde mental. Atualmente, presta serviço à prefeitura de Campo Grande, com atendimentos no CAPS AD, Presídio de Segurança Máxima e Equipe Móvel de Regulação em Saúde Mental, além de ser médica da atenção básica pelo “Consultório na Rua”.
Também foi homenageado o vice-presidente da Santa Casa, Jary de Carvalho e Castro, que é um grande ativista pela causa da acessibilidade e inclusão. Formado em Engenharia Civil, atualmente, ministra palestra é e um dos idealizadores do Projeto MS Acessível, além de ser autor do livro “Ir e Vir, Acessibilidade: Compromisso de Cada Um”, 1ª Edição lançada em 2013 e 3° Edição Revisada lançada em novembro, Na sua área de atuação, foi Conselheiro suplente representante do Sistema Confea/Crea e Mútua junto ao Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Membro da Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos do Sistema Confea/Crea e Mútua. Já participou do curso para engenheiros sobre a Valorização de Imóveis Adaptados à Acessibilidade, em Lisboa; conheceu projetos de acessibilidade e mobilidade urbana desenvolvidos pelo Ministério de Obras Públicas no Chile; integrou a delegação representando o Sistema Confea/Crea e Mútua na 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COSP), na sede da ONU em Nova York.
Ainda foi reconhecido o trabalho do Espaço Somos Cassems TEA, inaugurado no último dia 23 de outubro. O novo centro médico é habilitado para o acolhimento e tratamento ambulatorial das pessoas com transtorno do espectro autista na Capital. A ideia é resultado de uma sugestão de pais e mães de crianças com autismo. O Espaço Somos TEA oferece especialistas como Neuropediatra, Psiquiatra, Terapeutas Ocupacionais com Integração Sensorial, Psicólogas, Fonoaudiólogos e Nutricionista com especialidade em seletividade alimentar. Além de concentrar os tratamentos e atendimentos ambulatoriais, o local terá uma arquitetura planejada para que não haja comprometimento da neurodiversidade.
Papy também homenageou a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri Mariano de Souza, que implantou o projeto “Bioparque para todos, iguais na diferença” para atender pessoas com deficiência e dar a elas autonomia durante a visita. Os surdos e pessoas com déficit auditivo podem utilizar os tablets com materiais em vídeos explicativos de todos os tanques em libras. Já pessoas cegas ou de baixa visão podem utilizar o material com fone de ouvido para ouvir audiodescrição com informações de tanques, cenografias e espécies dos aquários. Além de dispositivos tecnológicos, o local dispõe de elevador que dá acesso a todos os pavimentos, corrimãos e identificação dos tanques em braile e experiência tátil para cegos. Neste último, o visitante pode tocar os animais taxidermizados e entender o formato de cada espécie, por meio de uma luva.
Mais homenagens
O vereador Ayrton Araújo (PT) entregou a Medalha Legislativa à Unicca (Clínica Multidisciplinar Especializada no Atendimento de Crianças, Adolescentes e Jovens com TEA e Neurodivergentes) e a advogada Ericléier da Silva Alves, ambas indicações de Papy.
A Unicca foi idealizada por Fabiana Alencar e Daniellla Scudler que acreditam na personalização do atendimento, adaptando as práticas às necessidades individuais de cada criança e conta com os serviços de Terapia Aba, Neuropsicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Fisioterapia Motora e Psicomotricidade, Fisioterapia Motora e Psicomotricidade e Grupo de Habilidades.
A advogada é mãe de 2 meninos, sendo um deles autista. Além dos afazeres profissionais e maternos, é vice-presidente da Associação Nacional PRO D TEA, com representantes em 12 municípios de Mato Grosso do Sul com o compromisso de orientar pais e pessoas sobre a deficiência que mais cresce no mundo, nos direitos inerentes à condição nas áreas da Saúde, Educação e os Serviços sociais do Setor Público.
O vereador Delei Pinheiro (PSD) também prestou homenagens a duas indicações de Papy: à Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande (AMA) e à Priscila Rodrigues de Souza.
A AMA surgiu em abril de 1990, por um grupo de acadêmicos do curso de psicologia da FUCMT, com pais de crianças autistas e profissionais da área. Atualmente oferece gratuitamente assistência a crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com objetivo de proporcionar atendimento terapêutico e educacional especializado, conforme as necessidades da pessoa com TEA, viabilizando a integração na sociedade. Com sede no bairro Amambaí, realiza atendimento direto a 110 autistas (crianças, adolescentes e adultos) de diferentes partes do estado, com avaliações psiquiátricas, psicológicas e fonoaudiológicas, além de atendimentos socioassistenciais aos familiares.
A outra homenageada, Priscila Rodrigues é bacharel em Direito e pós-graduada em Educação Inclusiva. Após atuar 12 anos em sala de aula, sendo 7 anos como técnica da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino (Reme), assumiu a gestão da Escola Municipal Geraldo Castelo. Quando começou nessa escola, não havia crianças especiais, somente um aluno com deficiência física. Hoje são 39 crianças portadoras de deficiência, sendo 32 com TEA. A escola se tornou referência em inclusão.
Informações: Assessoria de comunicação Solidariedade (MS)