Notícias
Butantan e Fiocruz se tornam Patrimônio Nacional após seu notório serviço no combate a pandemia da Covid-19
Nesta segunda-feira (30), o Instituto Butantan e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), principais centros de ciência e pesquisa do País, foram reconhecidas pelo relevante serviço prestado à sociedade no combate ao vírus da Covid-19.
Segundo o site do governo do estado de São Paulo, o Instituto Butantan, que comemorou 120 anos, produziu até o dia 25 de agosto, 82,8 milhões de doses da vacina Coronavac, entregues ao Ministério da Saúde. Já a Fiocruz, que comemorou em janeiro deste ano 121 anos, entregou ao ministério até o dia 9 de agosto um total de 77,5 milhões de doses da vacina AstraZeneca.
O título Patrimônio Nacional, criado pelo projeto de lei 14.196/21, visa reconhecer instituições filantrópicas, com 70 ou mais anos de desemprenho indiscutível e notório no apoio a saúde pública do país. Esse título permite que quem o receba seja preferência na liberação de emendas parlamentares e que a sua dissolução só poderá ocorrer após audiência pública para discussão de sua necessidade e oportunidade
As instituições são pioneiras do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do SUS (Sistema Único de Saúde), que tem investido na produção e distribuição de vacinas para todo o Brasil. Até o momento, temos o total de 189 milhões de doses aplicadas em território nacional, com 59,8 milhões de pessoas totalmente imunizadas.
Segundo dados, o Brasil superou os Estados Unidos em número de vacinados com a primeira dose ou dose única, somando um total de 61,95% da população, porém estamos com 28,4% da população totalmente vacinada, quantidade que está em crescimento com a aderência da população em se vacinar.
Informações: CNN Brasil / Site Governo do Estado de São Paulo / Portal Câmara dos Deputados / Portal Fiocruz / Portal Butantan