Carregando...

Artigos

Palavra do presidente 03/09/2021

O Brasil precisa dar um basta em Bolsonaro em 2022

Paulinho da Força
Paulinho da Força
Deputado federal (SP) e presidente nacional do Solidariedade
O Brasil precisa dar um basta em Bolsonaro em 2022
O desrespeito aos poderes refletiu diretamente na vida dos brasileiros. Isso trouxe desemprego e fome. Foto: Agência Estado.

O ano de 2022 será decisivo para a política nacional. Depois de quatro anos de retrocesso na economia e de perdas nos direitos dos trabalhadores e dos aposentados, precisamos aproveitar o ano eleitoral para mudar os rumos do país. 

É hora de mudar. É hora de eleger um presidente preocupado com melhorias para o país, que busque o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Em quatro anos de governo Bolsonaro, os aposentados, pensionistas e trabalhadores foram os que mais perderam. O salário e aposentadoria sem aumento real não deram conta da inflação alta, resultando em preços absurdos dos remédios, alimentação, plano de saúde, combustível, conta de energia e água e gás de cozinha. 

O auxílio emergencial dado pelo governo federal, que mais parece uma esmola, obrigou muitos brasileiros a pedirem doações para não morrerem de fome. Enquanto os brasileiros passavam por tantas dificuldades, o presidente e os seus apoiadores cavavam ainda mais o fundo do poço com ataques à democracia e ameaças às instituições.

O desrespeito aos poderes refletiu diretamente na vida dos brasileiros. Os idosos, além de não darem conta dos seus gastos, foram obrigados a ajudar os filhos desempregados. Para fazer frente a esse quadro, muitos aposentados endividaram-se com empréstimos consignados, que deixaram o seu benefício ainda mais escasso. 

Covid – 19 – Não bastasse a incompetência do governo federal, o Brasil também foi acometido por uma pandemia que ajudou a acelerar as mazelas do país. Digo acelerar, porque mesmo sem pandemia, não estaríamos em uma situação melhor. Desde que Bolsonaro foi eleito, sabíamos dos problemas que os brasileiros passariam, pois ele nunca teve empatia com as causas dos trabalhadores e muito menos com as dos aposentados.

A pandemia só escancarou a incompetência da gestão Bolsonaro. Além da parte econômica, presenciamos milhares de famílias perderem entes queridos. Também houve demora na compra e aplicação das vacinas, o que fez aumentar significativamente o número de contaminados pelo coronavírus.  

São por causa de todas essas tragédias que precisamos eleger um presidente da República comprometido com o povo, com os trabalhadores e aposentados. Além disso, precisamos eleger deputados federais e senadores que também estejam preocupados em melhorar o país. Enquanto Bolsonaro e os seus apoiadores estiverem no poder, o Brasil vai minguar cada vez mais. 

Para a retomada do crescimento, o Brasil precisa de um programa que beneficie trabalhadores e aposentados, como uma política de aumento real do salário mínimo, de aumento real para os aposentados e pensionistas, uma política para recuperar os direitos trabalhistas perdidos durante esse período. Também se faz necessária uma ação para retirar da informalidade milhões de trabalhadores que ficaram desempregados.

A finalidade dessas políticas é melhorar não só a economia, mas recuperar os direitos dos trabalhadores e aposentados. Só assim, o Brasil será um país justo para todos os brasileiros.

Tamo juntos em 2022!