Carregando...

Artigos

  • Inicio
  • Artigos
  • Opinião
  • A importância de se introduzir a reflexão sobre política nas instituições de ensino: porquês e desafios
Opinião 12/08/2021

A importância de se introduzir a reflexão sobre política nas instituições de ensino: porquês e desafios

Professor Wendel Mesquita
Professor Wendel Mesquita
Deputado estadual (MG)
A importância de se introduzir a reflexão sobre política nas instituições de ensino: porquês e desafios
Foto reprodução

Enquanto professor apaixonado pela educação e pelo seu potencial, já lecionei em colégios, em faculdade e em um projeto de cursinho comunitário idealizado por mim, que felizmente foi capaz de possibilitar o ingresso de mais de mil jovens carentes em universidades. No projeto Vereador na Escola, construído quando fui vereador em Belo Horizonte, encontrei uma maneira efetiva e lúdica de me comunicar com os jovens em processo de formação, que são o futuro desse país, além de apresentá-los à política em que acredito e que caminha com a educação.

Acredito que você, assim como eu, já tenha escutado a seguinte frase ao longo da vida: “política e gosto não se discutem”. E é por esse termo significar justamente o contrário do que o senso comum prega, é que a política inserida nas instituições de ensino se faz tão necessária nos dias atuais, assim como em todo o processo de evolução e manutenção da sociedade!

Política vem do grego, politiké; termo que foi pensado para representar a necessidade de manter o bom andamento da sociedade e o bem comum dos cidadãos. Logo, o termo política surgiu com o objetivo de representar a necessidade de eleger mecanismos, ferramentas e representantes que estivessem aptos para a função de garantir uma plena organização social e por conseguinte o bem comum dos cidadãos. Tendo isso em vista, ficam evidentes os benefícios de se levar política para dentro das escolas, afinal, qual o melhor lugar para aprender sobre cidadania, deveres, direitos, consciência de cuidado pelo meio ambiente e entender um pouco sobre os mecanismos de funcionamento da cidade do que o lugar pensado e projetado justamente para aprender?

Introduzir a política de maneira transdisciplinar na escola é tornar o conhecimento sobre o que é política mais acessível, simplificado e democrático. Assim, desde o momento de estadia na escola, os indivíduos têm contato com o que se passa ao seu entorno e naturalmente passam a se preocupar mais, desenvolvendo assim uma maior consciência no que diz respeito à necessidade de se inteirar à política, e principalmente, com disposição e motivação para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor a cada dia!

Em outras palavras, não há lugar melhor para se aprender sobre cidadania de maneira lúdica, do que na escola, que deve ser um ambiente planejado para proporcionar uma experiência produtiva e colaborativa com outros indivíduos, seja na relação entre um aluno e outro, seja na relação de um aluno com seus professores.

Política não é um bicho de sete cabeças, e nem merece ser tratada como tal. Até o nosso café da manhã é político, você sabia? Política é tudo que se faz e se pensa com a motivação inicial de promover, manter ou alterar algo que implique em bem-estar social, econômico, cultural e educacional, e muitos outros fatores como saúde pública e alimentação. Assim, trazer essa reflexão sobre a importância de se introduzir a consciência sobre política para nossa juventude ainda nos anos escolares, se faz extremamente necessária.

Perfil: Professor Wendel Mesquita é deputado estadual pelo Solidariedade (MG), professor universitário, presidente da Comissão da Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vice-presidente do Solidariedade em Minas Gerais e presidente municipal do partido em Belo Horizonte.