Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Brasil
  • Deputado Zé Silva, o “Zé do Queijo”, jurado no Mondial du Fromage na França, reforça sua defesa dos Queijos Artesanais Brasileiros*
Brasil 16/09/2025

Deputado Zé Silva, o “Zé do Queijo”, jurado no Mondial du Fromage na França, reforça sua defesa dos Queijos Artesanais Brasileiros*

Deputado Zé Silva, o “Zé do Queijo”, jurado no Mondial du Fromage na França, reforça sua defesa dos Queijos Artesanais Brasileiros*
Zé Silva reforça seu compromisso em ampliar o número de agricultores que obtêm o Selo Queijo Artesanal

O deputado federal Zé Silva, reconhecido nacionalmente como o “Zé do Queijo” e autor da Lei da Liberdade dos Queijos Artesanais – Lei do Selo Queijo Artesanal, -embarcou para a França para participar da Missão Técnica Queijeira. Sua destacada atuação em defesa do queijo artesanal brasileiro o levou, mais uma vez, a compor o corpo de jurados do Mondial du Fromage. O evento, que acontece em Tours de 11 a 16 de setembro, é carinhosamente chamado pelo deputado de “Copa do Mundo dos Queijos”. Reunindo especialistas, cientistas , produtores e entusiastas de queijo de todo o planeta.

“É um grande orgulho ser jurado neste evento e testemunhar o avanço dos queijos artesanais brasileiros, um progresso impulsionado também por leis como a que tive a honra de fazer no Brasil”, afirma o deputado Zé Silva.

A participação do deputado Zé Silva neste importante encontro internacional não apenas reforça seu compromisso histórico com a valorização e o desenvolvimento dos queijos artesanais brasileiros, mas também eleva a visibilidade desses produtos no cenário mundial.

Uma história de compromisso com Queijo Artesanal

A paixão, o trabalho e a história de Zé Silva pela cadeia produtiva do queijo artesanal começaram desde sua infância na roça com os pais. E como Extensionista da Emater-MG em 2001 sua visão ganhou o mundo, quando realizou uma vivência técnica na França, à época como Gerente Regional da Emater em Uberaba. Posteriormente, como Presidente da Emater-MG, liderou missões, intercâmbio de técnicos e de produtores entre Minas Gerais e a França.
Criou também o Programa Queijo Minas Artesanal, os Centros de Maturação de Queijos nas regiões da Canastra e Cerrado.
Para garantir a valorização dos produtores e dos queijos artesanais, criou a Rede de Ater- Uma rede de assistência técnica e extensão rural.

A Lei da Liberdade dos Queijos Artesanais

O deputado é o autor da fundamental Lei Federal 13.860/2019 (Lei , que, em suas palavras, “libertou” os queijos artesanais brasileiros. Esta legislação histórica permite a comercialização dos produtos em todo o território nacional e até no exterior, desde que possuam o Selo Queijo Artesanal, obtido mediante registro no SIM- Serviço de Inspeção Municipal.
Essa medida abriu valoriza os municípios, desburocratiza e simplifica a legalização dos queijos artesanais, abrindo portas e mercados para milhares de produtores, impulsionando a economia local e valorizando a cultura queijeira.

Compromisso com o “Queijo com Selo”

Zé Silva reforça seu compromisso em ampliar o número de agricultores que obtêm o Selo Queijo Artesanal, contando com o apoio da Emater-MG e Sertãobras. O objetivo é claro: aumentar a renda familiar dos produtores e levar essa iguaria preciosa para todos os cantos do Brasil e do mundo. Sua dedicação também foi essencial para o reconhecimento do Requeijão Moreno como um dos queijos artesanais de Minas Gerais.
Iniciou o trabalho de estudo e caracterização do Queijo cabacinha no Vale do Jequitinhonha, enquanto Presidente da Emater-MG e Secretário de Estado de Agricultura.

Pioneirismo do Concurso de Queijo Artesanal

Zé Silva foi idealizador e realizou o 1º Concurso Estadual de Queijos Artesanais (2007 – Araxá) enquanto Presidente da Emater-MG, dentro da Feira da Agroindústria de Minas Gerais.
Um marco para dar visibilidade e reconhecimento ao queijo mineiro, que conquistou o mundo.

Reconhecimento Internacional

Recentemente, durante a segunda edição do Mundial do Queijo do Brasil, Zé Silva foi agraciado com a prestigiada medalha de Saint-Uguzon por sua legítima defesa da produção artesanal. Na mesma ocasião, tornou-se membro da Guilde Internationale des Fromagers, a mais renomada associação internacional de queijeiros em diversos países.

A Missão Técnica na França

O roteiro da missão técnica na França, organizada pela SeTãoBras (Associação de Produtores e Entusiastas do Queijo Artesanal Brasileiro), inclui visitas estratégicas a produtores locais, contato com mestres queijeiros, participação em cursos de queijista e jurado, além de uma imersão aprofundada em métodos de maturação e comercialização que consolidam a França como referência mundial no setor queijeiro.