Carregando...

Artigos

Pessoas com Deficiência 24/07/2024

Esperança por dias melhores

Paulo Pequeno
Paulo Pequeno
Secretário estadual da Pessoa com Deficiência (SP) e Diretor de Projetos da Fundação 1° de Maio
Esperança por dias melhores
Paulo Pequeno, Secretário Estadual da Pessoa com Deficiência do Solidariedade

Em um país que trata as diferenças de forma preconceituosa, é apenas com a lei que poderemos garantir espaço para todos. Sendo assim, vamos relembrar a história das pessoas com deficiências, que sempre foram vistas como anormais, coitadas, sofredoras, para quem a piedade era o melhor remédio, não podiam trabalhar e dependiam da ajuda da igreja, com esmolas e doações, ou do governo, com benefícios socias e aposentadorias.

A consequência de tudo isso sempre foi uma visão da necessidade assistencialista, capacitista e preconceituosa, com a criação da Lei de Cotas para pessoas com deficiência que completa 33 anos de existência no próximo dia 24 de julho. Reconhecemos que esse importante instrumento de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fundamental para garantir o direito ao trabalho e salários dignos.

Em 1991, no dia 24 de julho, foi criada a Lei 8.213, que reserva postos de trabalho às pessoas com deficiência. É importante ressaltar que a Lei 8.213/91, conhecida como a Lei de Cotas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, regulamentou a obrigatoriedade das empresas com 100 ou mais empregados a contratarem trabalhadores com deficiência.

Fica claro que a promoção da diversidade nas empresas é necessária e que seus benefícios são muito maiores que os investimentos, como por exemplo: aumento da integração social dos colaboradores; reforço da tolerância dentro das equipes; melhora da cultura de inovação; proximidade e respeito às diferenças; melhora do ambiente e da marca social da empresa e, principalmente, a aplicação dos direitos fundamentais da igualdade, fraternidade e liberdade.

Nessa data tão importante para todos nós, pessoas com deficiência,  desejamos que ninguém seja deixado para trás, e que tenhamos uma sociedade justa, inclusiva e solidária.