Notícias
Weliton apresenta projeto para agilizar tratamento de crianças com câncer
O câncer é a doença que mais mata crianças e jovens no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O metabolismo acelerado das crianças faz com que a reprodução das células cancerígenas também seja mais rápida que num adulto. Dessa forma, a doença ataca de forma extremamente agressiva o organismo de uma criança.
Porém, o metabolismo mais rápido infantil também permite que o tratamento apresente efeitos muito mais rápidos, tornando o combate à neoplasia, quando realizado de forma adequada e rápida, extremamente eficiente no organismo infantil.
Urgência
Por causa dessa especificidade do metabolismo infantil, o câncer infantil precisa ser tratado imediatamente depois de descoberto para que o tratamento alcance melhores resultados.
Atento a essa necessidade de urgência dos pacientes infantis, o deputado do Solidariedade Weliton Prado apresentou o Projeto de Lei 5167/2023. A proposta do deputado mineiro determina que pacientes infantojuvenis tenham acesso imediato a exames diagnósticos e os tratamentos necessários quando houver suspeita de câncer.
Weliton Prado reforça a importância fundamental de se tratar com agilidade o câncer infantojuvenil:
“Com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam e podem chegar a 85%. Ou seja, pelo menos 8 de cada 10 crianças diagnosticadas com o câncer poderiam ter êxito no tratamento contra a doença se tivessem acesso aos exames preventivos imediatamente à suspeita do médico e acesso ao tratamento em centros especializados imediatamente ao diagnóstico,” explica o parlamentar.
A proposta, que altera a Lei 12.732/2012, será agora analisada pela Comissão de Saúde da Câmara.
__________
Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara