Carregando...

Notícias

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agricultura Familiar 06/06/2023

Virada Parlamentar Sustentável: um mês de iniciativas em defesa do meio ambiente

Virada Parlamentar Sustentável: um mês de iniciativas em defesa do meio ambiente
Foto: Pedro Francisco

A Câmara realizou no dia 6 de junho a abertura da 1ª Virada Parlamentar Sustentável. O movimento reúne mais de 30 entidades da sociedade civil e se estenderá até o final do mês de junho. A Virada vai realizar uma série de eventos na Câmara e no Senado com o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para a urgência de se discutir os desafios e problemas do meio ambiente, bem como as vantagens que o país pode voltar a colher ao investir no setor da bioeconomia, que foi deixado de lado nos últimos anos.

Entre os eventos ocorrerão atos, debates, seminários, audiências públicas, exposições e mesas redondas para discutir a atual política socioambiental brasileira e como modificá-la para que o Brasil alcance melhores resultados no setor e se coloque na liderança mundial da sustentabilidade.

Esforço contínuo

A ideia da Virada Sustentável é monitorar de forma contínua as propostas e projetos que surgirem nesse mês, e seguir avaliando os resultados. Um dos objetivos é criar uma plataforma para que o Parlamento e a sociedade possam discutir de forma permanente esses projetos, uma vez que o Congresso detém as ferramentas para criar as leis socioambientais.

O deputado Zé Silva (Solidariedade – MG), que sempre defendeu a produção ecologicamente responsável de alimentos, reforçou a importância do evento:

“Tenho falado sempre que produzir alimentos em equilíbrio com a preservação ambiental, sem dúvida, é o nosso grande desafio. Precisamos, cada vez mais, estimular a adoção de práticas sustentáveis de produção e combater as ações que destroem o meio ambiente”, disse logo na abertura do evento.

O futuro das próximas gerações depende da preservação do meio ambiente. O desenvolvimento do país precisa acontecer de forma sustentável, ou seja, deve haver crescimento econômico, juntamente com a conservação ambiental e a redução da desigualdade social.”

__________

Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara