Carregando...

Notícias

Saúde 16/08/2021

São Paulo está há 14 dias com a ocupação das UTIs abaixo de 50%

São Paulo está há 14 dias com a ocupação das UTIs abaixo de 50%
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O Estado de São de Paulo, está há 14 dias com a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) abaixo de 50%. Sendo assim, o índice chegou a 43% de ocupação. 

Segundo a secretaria estadual de Saúde, 8464 pacientes estão internados em todo o estado de São Paulo, com 4.306 em UTI e 4.158 em enfermaria. 

Do mesmo modo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 43,6% e na Grande São Paulo, 41,6%. Vale lembrar que, na comparação com o mês passado, o número de pacientes internados caiu 44%, (15.353 para 8.464).

Entretanto, mesmo com a taxa de UTI em queda, reiteramos que todos os cuidados e protocolos sanitários devem continuar. Além disso, fique atento ao calendário de vacinação e tome a 2ª dose, pois somente a 1ª não é suficiente para a eficácia da vacina.

Virada da vacina

No fim de semana, o Governo de São Paulo promoveu a Virada da Vacina, com a imunização de jovens entre 18 e 21 anos durante 34 horas. Segundo a secretaria municipal de Saúde de São Paulo, cerca de 500 mil pessoas foram imunizadas e 98,5% da população adulta recebeu a primeira dose. 

Em entrevista à CNN Rádio, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Gomes, comemorou a iniciativa. “Foram 34 horas ininterruptas com nossos profissionais da saúde incansáveis, foram 503 mil doses e São Paulo chega próximo a 99% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina.” 

Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

O governador de São Paulo, João Doria, confirmou que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos começa na próxima quarta-feira (18). Contudo, a imunização começa com jovens com comorbidades ou deficiências, gestantes e puérperas. 

Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer – única vacina autorizada pela (ANVISA) Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ser aplicada nesta faixa etária – o uso da Coronavac está em análise pela agência.

Com informações de CNN e G1.