Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Mulher
  • Marília Arraes comanda evento de formação política para mulheres no Recife
Mulher 19/08/2023

Marília Arraes comanda evento de formação política para mulheres no Recife

Marília Arraes comanda evento de formação política para mulheres no Recife
Foto: Leo Caldas

A vice-presidente nacional da legenda coordenou a ação realizada pelo Solidariedade Mulher com apoio da Fundação 1º de Maio

Vice-presidente nacional da regional Nordeste do Solidariedade, a ex-deputada federal Marília Arraes comandou, na tarde de hoje, a Caravana Lidera+ promovida pelo Solidariedade Mulher com apoio da Fundação 1º de Maio. O evento, que aconteceu no Hotel Beach Class Convention By Hôm, no bairro de Boa Viagem, reuniu cerca de 150 mulheres de pelo menos 15 cidades pernambucanas.

A ação faz parte do programa de formação político-partidária do Solidariedade, Lidera+, cujo objetivo é incentivar e capacitar mulheres para que elas tenham mais representatividade e conquistem novos espaços no ambiente político.

Já no seu discurso de boas-vindas, Marília destacou a importância do estímulo e geração de oportunidades para que mais mulheres possam ingressar e se firmar na esfera política. “Quando cada uma de nós abre caminhos as próximas gerações de mulheres, como as minhas filhas e outras tantas, encontrarão menos pedras que nós. E se nós conseguimos chegar até aqui é porque outras mulheres abriram os caminhos para que nós pudéssemos atravessar tantas adversidades”, destacou.

“Precisamos de mais mulheres eleitas para superar os desafios na política. Tivemos alguns avanços, mas nossa representação ainda é baixa e ainda somos confrontadas pela violência de gênero”, salientou Maria Aparecida dos Santos, secretária nacional do Solidariedade Mulher, que enviou sua mensagem por vídeo.

O presidente da Fundação 1° de Maio e secretário estadual da Pessoa com Deficiência do Solidariedade (SP), Paulo Pequeno, reforçou o compromisso do partido com as mulheres. “Para o Solidariedade as mulheres não são números para cumprir cotas. Aqui a mulher é protagonista e queremos que cada vez mais mulheres se somem ao nosso projeto”, afirmou.

Convidada por Marília, a deputada estadual Gleide Ângelo, fez uma apresentação para o público presente sobre a violência contra a mulher e as estratégias para combater e vencer esse problema. “É o machismo que mata as mulheres. E combater essa violência é uma pauta supra partidária. Conscientizar e garantir às mulheres informação sobre nossos direitos é libertador. Não podemos jamais esquecer que lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou.

A liderança feminina foi o tema da palestra da professora de Educação Física e fisioterapeuta dra Cristina Lopes, que veio de Goiás para participar do evento. Ex-vereadora por dois mandatos, ex-secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia é uma sobrevivente da violência de gênero e encontrou na política uma forma de lutar pela transformação da sociedade. “Atividades como a Caravana Lidera+ são essenciais para mostrar às mulheres que nós podemos avançar muito”, explicou.

Principal líderança do Solidariedade em Pernambuco, em sua apresentação, Marília dividiu sua experiência de mais de 20 anos na vida pública e falou sobre o futuro.

“Estamos trabalhando para que o Solidariedade proporcione as melhores condições possíveis para eleger, já em 2024, muitas vereadoras e vereadores, prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas. Aqui em Pernambuco o nosso partido é liderado por uma mulher e as mulheres terão toda a prioridade”, cravou Marília.

Além de dezenas de mulheres que estão iniciando os passos na política, o encontro reuniu líderanças femininas de várias regiões do Estado. De Garanhuns, a vereadora Fany Bernal; de Toritama, Helloysa Ferreira, que foi candidata a deputada estadual em 2022 e conquistou mais de 10 mil votos; do Recife Charisma Tomé, policial penal e liderança da categoria e Necy Soares, conselheira tutelar. De Cortês, Danielle Guimarães, presidente do Solidariedade no município; de Carpina, a presidente municipal do partido, Wedja de Bila.

Antes do Recife, a Caravana Lidera+ passou pelos estados do Paraná e Goiás. Depois da capital pernambucana, a iniciativa segue ainda para o Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, alcançando um público estimado em 600 mulheres.

Clique aqui e saiba mais sobre os eventos do Caravana Lidera+.

Texto: Mônica Crisostomo
Fotos: Leo Caldas