Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Saúde
  • Emendas de Weliton Prado garantem conclusão das obras de Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Saúde 03/09/2024

Emendas de Weliton Prado garantem conclusão das obras de Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia

Emendas de Weliton Prado garantem conclusão das obras de Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Weliton Prado: "Uberlândia merece um hospital de ponta!"

A Universidade Federal de Uberlândia vai inaugurar o novo Hospital de Clínicas (HC-UFU) nesta quinta-feira, dia 05/09. A obra foi concluída graças a liberação de 130 milhões de reais, desde 2021, em emendas do Orçamento pelo deputado do Solidariedade Weliton Prado (MG). Apenas em 2024 o deputado conseguiu destinar à construção do hospital 18,9 milhões de reais, o único recurso do Orçamento da União deste ano destinado à obra.

Retomada das obras

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia teve suas obras iniciadas em 2012, mas a construção foi paralisada diversas vezes até 2020. Em 2021 Weliton Prado, atento à necessidade do Triângulo Mineiro em ter um hospital de ponta que atendesse pelo Sistema Único de Saúde, começou uma campanha ininterrupta e destinou emendas anualmente que destinaram recursos para manter a continuidade das obras. O parlamentar destaca a importância da conclusão do hospital:

“A obra é a mais importante na área da saúde de Uberlândia e região e está concluída após um intenso trabalho. Apesar do orçamento ser federal, não houve iniciativa do governo atual e nem do governo passado, apenas o nosso esforço e trabalho garantiram os recursos pra a conclusão da obra.”

O parlamentar mineiro destinou ao hospital 10 milhões em 2021, 50 milhões em 2022, 51 milhões em 2023 e 18,9 milhões em 2024, totalizando 130 milhões de reais para a conclusão do Hospital de Clínicas.

Próximos passos

O edifício está pronto para a inauguração, mas ainda falta equipar o hospital com aparelhos para exames mais avançados e complexos, como por exemplo máquinas de raios-X, mamógrafos e aparelhos de ultrassom. E Weliton Prado continua trabalhando para que a região do Triângulo seja atendida por um Hospital moderno e completo:

“Parte da emenda impositiva e individual de minha autoria deste ano, de 18,9 milhões de reais, foi destinada à compra de equipamentos. Continuamos cobrando do Governo do Estado a liberação de 30 milhões de reais destinados ao HC-UFU, provenientes do Termo de Reparação da Vale S.A., que teve o pagamento finalizado em 2023.  E o Ministério Público Federal (MPF) também garantiu um acordo de R$ 12 milhões para equipar o novo hospital. Uberlândia merece esse hospital!”