Notícias
Emendas de Weliton Prado garantem conclusão das obras de Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
A Universidade Federal de Uberlândia vai inaugurar o novo Hospital de Clínicas (HC-UFU) nesta quinta-feira, dia 05/09. A obra foi concluída graças a liberação de 130 milhões de reais, desde 2021, em emendas do Orçamento pelo deputado do Solidariedade Weliton Prado (MG). Apenas em 2024 o deputado conseguiu destinar à construção do hospital 18,9 milhões de reais, o único recurso do Orçamento da União deste ano destinado à obra.
Retomada das obras
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia teve suas obras iniciadas em 2012, mas a construção foi paralisada diversas vezes até 2020. Em 2021 Weliton Prado, atento à necessidade do Triângulo Mineiro em ter um hospital de ponta que atendesse pelo Sistema Único de Saúde, começou uma campanha ininterrupta e destinou emendas anualmente que destinaram recursos para manter a continuidade das obras. O parlamentar destaca a importância da conclusão do hospital:
“A obra é a mais importante na área da saúde de Uberlândia e região e está concluída após um intenso trabalho. Apesar do orçamento ser federal, não houve iniciativa do governo atual e nem do governo passado, apenas o nosso esforço e trabalho garantiram os recursos pra a conclusão da obra.”
O parlamentar mineiro destinou ao hospital 10 milhões em 2021, 50 milhões em 2022, 51 milhões em 2023 e 18,9 milhões em 2024, totalizando 130 milhões de reais para a conclusão do Hospital de Clínicas.
Próximos passos
O edifício está pronto para a inauguração, mas ainda falta equipar o hospital com aparelhos para exames mais avançados e complexos, como por exemplo máquinas de raios-X, mamógrafos e aparelhos de ultrassom. E Weliton Prado continua trabalhando para que a região do Triângulo seja atendida por um Hospital moderno e completo:
“Parte da emenda impositiva e individual de minha autoria deste ano, de 18,9 milhões de reais, foi destinada à compra de equipamentos. Continuamos cobrando do Governo do Estado a liberação de 30 milhões de reais destinados ao HC-UFU, provenientes do Termo de Reparação da Vale S.A., que teve o pagamento finalizado em 2023. E o Ministério Público Federal (MPF) também garantiu um acordo de R$ 12 milhões para equipar o novo hospital. Uberlândia merece esse hospital!”
__________
Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara