Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Minas Gerais
  • Deputado Zé Silva recebe mais de 40 prefeitos mineiros para debater mineração e desenvolvimento municipal
Minas Gerais 13/02/2025

Deputado Zé Silva recebe mais de 40 prefeitos mineiros para debater mineração e desenvolvimento municipal

Deputado Zé Silva recebe mais de 40 prefeitos mineiros para debater mineração e desenvolvimento municipal
Encontro no Ibram discutiu desafios, oportunidades e sustentabilidade no setor mineral para os municípios de Minas Gerais

Brasília recebeu, nesta quinta-feira (13), um importante encontro entre gestores municipais e lideranças do setor mineral. O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), reuniu mais de 40 prefeitos do estado de Minas Gerais na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) para discutir desafios e oportunidades do setor para os municípios.

Realizado durante a semana do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, o evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores municipais, que debateram o impacto da mineração na economia e na infraestrutura das cidades.

Segundo Zé Silva, a mineração deve ser um pilar estratégico para o crescimento econômico dos municípios, desde que conduzida de maneira sustentável e segura. “A mineração precisa ser um instrumento de alavancagem da economia, garantindo saúde humanizada, infraestrutura de qualidade, educação e desenvolvimento, sem oferecer riscos à vida das pessoas e ao meio ambiente”, destacou o deputado.

“A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável trabalha para garantir que essa atividade seja conduzida de forma responsável e benéfica para todos”, acrescentou Zé Silva. “Estamos empenhados em criar leis que protejam tanto o setor quanto a população que depende dele.”

A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável reúne mais de 210 parlamentares, entre senadores e deputados federais, e atua na construção de projetos legislativos para regulamentar e aperfeiçoar o setor mineral. Entre as principais pautas está a melhoria na aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), um fundo essencial para garantir que a riqueza mineral seja revertida em investimentos nos municípios mineradores.

Durante o encontro, também foi debatida a importância da mineração para outras cadeias produtivas, como o agronegócio. Segundo Zé Silva, “fertilizantes, adubos e nutrientes essenciais para a produção de alimentos são derivados da mineração, reforçando a conexão entre os setores e a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos minerais.”

Além disso, Zé Silva destacou que uma das prioridades da FPMin é o programa de produção de fertilizantes, que busca fortalecer a indústria nacional e reduzir a dependência de insumos de outros países. “É fundamental garantirmos mais independência nesse setor para assegurar a segurança alimentar do Brasil”, ressaltou o deputado.

O evento no Ibram aproximou gestores municipais do debate sobre o futuro da mineração no Brasil. Com o avanço de pautas como a transição energética e o uso de minerais estratégicos, a expectativa é que os municípios possam se beneficiar de maneira sustentável e equilibrada dessa atividade econômica.

“Nosso objetivo é garantir que a mineração seja um caminho para o progresso, respeitando a segurança, o meio ambiente e a população”, concluiu o deputado Zé Silva. “Precisamos transformar essa riqueza natural em qualidade de vida para as pessoas, e esse é o compromisso que assumimos.”

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

Compartilhe