Notícias
Aureo quer universidade pública mais perto da população carente do Rio
A educação é um dos mais eficientes caminhos de ascensão social no Brasil, especialmente para as camadas mais pobres da população. E são justamente essas parcelas as que mais sofrem para conseguir educar suas crianças e jovens. E a dificuldade aumenta muito quando o estudante carente tenta cursar o ensino superior. De processos seletivos disputados a faculdades longe de casa, passando até por cursos com prestações caras para quem não conseguiu entrar numa universidade pública, os obstáculos são muitos.
O Líder da bancada do Solidariedade na Câmara, deputado Aureo Ribeiro (RJ), é natural de uma região menos rica do estado do Rio de Janeiro – a cidade de Duque de Caxias – e viu de perto essa luta do jovem pobre por educação.
Pensando nisso, apresentou três projetos de lei que criam Universidades Federais em pontos-chave para a população fluminense menos favorecida: as Universidades Federais do Complexo do Alemão e Da Rocinha trarão centros de excelência em educação e pesquisa para dentro dessas comunidades e perto desses estudantes.
Já a Universidade Federal de Duque de Caxias atenderá à demanda por ensino superior de excelência na terceira mais populosa cidade do Estado, com 930 mil habitares, de acordo com o IBGE. Aureo afirma que a ideia “é dar maior independência e reconhecer a importância do município de Caxias para a região, contribuindo para um maior desenvolvimento regional”, ao levar a educação pública, superior e de qualidade para o interior do estado. A iniciativa reforça o processo de democratização da educação em todo o estado do Rio de Janeiro.
__________
Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara