Notícias
Aureo propõe isenção de impostos para prêmios olímpicos
O Brasil vem conquistando medalhas ao longo dos jogos olímpicos de Paris. Um total de 14 medalhas até o dia 07 de agosto, duas delas ouros olímpicos, elevando o prestígio do esporte nacional, estimulando o esporte de base e ajudando a divulgar novas modalidades esportivas entre os jovens. Além disso, os atletas brasileiros de alto desempenho atraem patrocínios e se tornam pontas de lança para a criação de projetos esportivos e sociais nessas modalidades, dando impulso a um círculo virtuoso no setor.
Prêmios financeiros
Esses atletas, além de trazerem as tão sonhadas medalhas olímpicas, também receberam prêmios financeiros significativos. A ginasta Rebeca Andrade, por exemplo, conquistou R$ 826 mil pelas quatro medalhas conquistadas: um ouro individual, duas pratas individuais e um bronze por equipes. Já a judoca Bia Souza recebeu R$ 392 mil pelo ouro individual e pelo bronze por equipes. Valores justos e merecidos, que vão fazer a diferença para mulheres que começaram a vida pobres e, graças ao esforço e sacrifício pessoal, chegaram ao topo do esporte mundial.
Reconhecimento oficial
Como uma forma de estimular o esporte de alto nível e reconhecer a importância do esforço desses atletas, o deputado do Solidariedade Aureo Ribeiro (RJ) apresentou o projeto de lei 3041/2024, que isenta de imposto de renda os prêmios financeiros recebidos pelos atletas olímpicos brasileiros em Paris.
Aureo argumenta que essa isenção é um um investimento em retornos intangíveis, mas que são de grande valor para a sociedade como um todo:
“Essa isenção servirá como um incentivo significativo para a prática esportiva no país. Ao aliviar a carga tributária sobre os ganhos dos atletas, o governo sinaliza seu apoio ao esporte e encoraja jovens talentos a seguirem carreiras atléticas. Há ainda retorno econômico e social, uma vez que os atletas olímpicos frequentemente atuam como embaixadores de seu país, promovendo uma imagem positiva no exterior e atraindo a atenção global. Suas conquistas podem gerar benefícios econômicos indiretos, como o aumento do turismo e a atração de investimentos. Além disso, os atletas bem-sucedidos inspiram gerações, promovendo valores como disciplina, perseverança e trabalho em equipe.”
A proposta está pronta para análise na Câmara.
__________
Bruno Angrisano / Solidariedade na Câmara