Notícias
Aprovada a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural: Um Marco para o Futuro do Campo
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei, relatado pelo deputado mineiro, Zé Silva (Solidariedade/MG), que cria a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural.
O objetivo da Política é integrar e articular políticas, programas e ações voltados à sucessão nas propriedades da agricultura familiar, além de garantir os direitos da juventude do campo.
Como relator do Projeto de Lei 9263/17, o deputado, Zé Silva, defende que a juventude é o pilar da sucessão no campo. “Para que os jovens escolham permanecer na zona rural, é essencial proporcionar oportunidades que lhes permitam prosperar nas atividades rurais, garantindo qualidade de vida”, disse o parlamentar durante defesa do Projeto.
A Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural é fundamental para combater o êxodo rural e o envelhecimento da população no campo.
Zé Silva defende que a juventude rural é estratégica para o desenvolvimento sustentável.
“Infelizmente, muitos jovens têm deixado o campo, e esse êxodo coloca em risco a sucessão geracional da agricultura familiar, com implicações diretas sobre a segurança e soberania alimentar”, esclarece
A Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural busca garantir a continuidade da agricultura familiar no Brasil, por meio de políticas de sucessão geracional e fortalecimento desse segmento vital para a vida social e econômica do país.