Carregando...

Notícias

Aposentados, Pensionistas e Idosos 26/11/2021

14º Salário: privilégio ou conquista?

14º Salário: privilégio ou conquista?
Imagem: iStock / gustavofrazao

Nesta semana, foi aprovado pela comissão de Finanças e Tributações, da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4367/2020, que prevê pagamento dobrado do abono salarial para aposentados e pensionistas do INSS.

Após dois anos de dificuldades, com o início da pandemia da Covid-19, os beneficiários da previdência se tornaram objeto de um projeto de lei que prevê o pagamento de um 14º salário, auxiliando na composição de renda do grupo.

“Só podemos chamar de nação o país que protege seus filhos. O 14º salário é uma forma de proteger uma parte de nossa sociedade, que já tanto contribuiu com o crescimento do Brasil, fez seu sacrifício e ainda foi pego por uma pandemia que trouxe problemas de saúde, desemprego e recessão. Não é favor ou benesse. É justiça”, comentou Aureo Ribeiro, deputado federal e presidente estadual do Solidariedade (RJ), sobre o projeto que ainda está em tramitação na Câmara.

O projeto, que pretende auxiliar milhares de famílias, recebeu alterações o deputado Aureo, estendendo o pagamento até 2023, ajudando esse grupo a manter seus pagamentos mensais, mesmo com a alta da inflação, cesta básica e a crise sanitária que enfrentamos.

Vale lembrar que os aposentados passaram por um impasse em 2020, quando seu 13º foi antecipado para abril do ano, fazendo com que eles ficassem mais apertados em dezembro, já que as maiores despesas se situam neste mês.

Para Luiz Adriano da Silva, secretário-geral nacional do Solidariedade, “Muitos beneficiários do INSS se tornaram arrimos de família, por conta do aumento no desemprego. O benefício, se vier a ser aprovado, ele vai ajudar, e vai ajudar muito a recompor a renda. O pagamento vai impulsionar a economia, já que temos ciência de que o aposentado não gasta seu dinheiro na Disneylândia, ele irá injetar esses valores no comércio local”.

O objetivo do Solidariedade e da sua Secretaria Nacional do Aposentado, Pensionista e Idoso é a melhora da qualidade de vida dessas pessoas, fiscalizando e fortalecendo a criação de políticas públicas voltadas a esse público.

Confira aqui nossas defesas