Artigos
Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência
Em tempos tão difíceis é importante refletirmos sobre as lutas e conquistas de todas as pessoas, mas, principalmente das pessoas com deficiência. Os dias de glória do nosso time paralímpico é a maior resposta para aqueles que dizem “atrapalham”.
Quando nos referimos ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, recordamos que essa data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito, a discriminação, a segregação e a falta de acessibilidade também são pontos centrais a serem debatidos durante esta data.
O dia 21 de setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência. Isso porque o fenômeno da primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontece com as flores durante esta estação. E, assim, as pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde possam viver de forma igualitária e sem preconceitos.
Somos mais de 46 milhões de cidadãos com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Incluir significa garantir autonomia e direitos às pessoas com deficiência, na saúde, na educação, no trabalho e na participação nas discussões e decisões inerentes aos problemas da sociedade.
Entendemos que a vida está acima de tudo, por isso, em momentos sombrios como estamos vivendo, é fundamental lutarmos para que o governo eleito de forma democrática e através das urnas eletrônicas, crie políticas de proteção à vida, compra de vacinas, distribuição de renda e cumpra com sua promessa quando diz: “um Brasil acima de tudo”. Que atenda os anseios da população promovendo a inclusão e a justiça social, que ninguém fique para trás, que o Brasil volte ao crescimento, desenvolvimento e que o nosso povo volte a ter esperança de um futuro melhor.
O Solidariedade criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência para garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência, por meio da participação ativa na sociedade, da transformação da realidade dessas pessoas, com iniciativas que possam envolver todos os agentes necessários à promoção de uma sociedade mais inclusiva, justa e solidária. Estamos organizados no Brasil inteiro, através das secretarias estaduais e seus secretários, com atuação ativa nas discussões por igualdade de direitos, inclusão e acessibilidade.
Não permitiremos que as cores da nossa bandeira sejam utilizadas para representar o negacionismo, a segregação, o ódio e o desrespeito à Constituição. Nosso povo que é gigante pela própria natureza lutará e jamais perderá a esperança em um país justo e solidário de fato.