Carregando...

Notícias

  • Inicio
  • Noticias
  • Agropecuária
  • “Zé do Queijo” participa como jurado no Mondial du Fromage, e defende na França os queijos artesanais brasileiros
Agropecuária 17/09/2025

“Zé do Queijo” participa como jurado no Mondial du Fromage, e defende na França os queijos artesanais brasileiros

“Zé do Queijo” participa como jurado no Mondial du Fromage, e defende na França os queijos artesanais brasileiros
Zé Silva: Jurado no Mondial du Fromage

O deputado do Solidariedade Zé Silva (MG) participou como jurado do Mondial du Fromage, um evento na cidade de Tours, na França, que reuniu especialistas, cientistas, produtores e entusiastas do queijo artesanal do mundo inteiro. O objetivo do evento, realizado de 11 a 16 de setembro pela Guilde Internationale des Fromagers (Associação Internacional de Queijeiros e Produtores de Queijo) é reconhecer e incentivar o investimento, a produção e o consumo desse alimento no mundo todo.

O parlamentar também promoveu visitas técnicas a produtores locais, entrou em contato com mestres queijeiros, participou de cursos e realizou uma imersão em métodos de maturação e comercialização que fazem da França uma referência mundial no desenvolvimento e produção do laticínio. O objetivo é trazer ao Brasil novas técnicas e conhecimentos para aprimorar ainda mais a produção nacional.

Trajetória

O envolvimento do “Zé do Queijo” (como é carinhosamente apelidado) com esse alimento remonta à sua infância na roça e juventude quando, ainda trabalhando como extensionista rural, criou programas de melhora na qualidade  e produtividade da fabricação de queijos. O trabalho de Zé Silva também foi fundamental na certificação dos primeiros queijos artesanais mineiros, o requeijão moreno e o queijo cabacinha do Vale do Jequitinhonha.

O deputado mineiro é autor da Lei Federal 13.860/2019, que ele chama de Lei da Libertação dos Queijos Artesanais. A legislação simplificou a comercialização legal desses produtos, permitindo que eles sejam vendidos em todo o território nacional e também exportados, desde que possuam o Selo Queijo Artesanal. Essa medida desburocratizou o processo para milhares de produtores familiares, impulsionando a economia de pequeno porte e valorizando a cultura queijeira do país.

Reconhecimento internacional

O trabalho de Zé Silva foi notado pela comunidade queijeira internacional. Tanto que, em 2024, ele foi agraciado com a prestigiada medalha de Saint-Uguzon no Mundial do Queijo do Brasil e tornou-se membro da Guilde Internationale des Fromagers, uma das mais renomadas associações de queijeiros do mundo. Sua participação na “Copa do Mundo do Queijo”, como ele se refere ao evento, reforça o compromisso histórico do deputado com a valorização do produto nacional e amplia a visibilidade dos queijos brasileiros no cenário internacional:

“É um grande orgulho ser jurado no Mondial du Fromage e testemunhar o avanço dos queijos artesanais brasileiros, um progresso impulsionado também por leis como a que tive a honra de fazer no Brasil.”