Carregando...

Notícias

Aposentados, Pensionistas e Idosos 24/04/2025

Deputado Zé Silva apresenta Requerimento de Informação sobre possíveis fraudes no INSS

Deputado Zé Silva apresenta Requerimento de Informação sobre possíveis fraudes no INSS
Previdência Social / Divulgação

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), que preside a Comissão em Defesa do Direito da Pessoa Idosa, protocolou nesta quarta-feira, 23 de abril, Requerimento de Informação direcionado ao Ministério da Previdência Social, à Controladoria-Geral da União e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base em investigações da Polícia Federal sobre possíveis fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O parlamentar solicita esclarecimentos sobre cobranças indevidas contra aposentados, possivelmente praticadas por organizações que estariam utilizando, de forma fraudulenta, os dados de beneficiários para realizar descontos de mensalidades associativas, diretamente nos benefícios de aposentadoria e pensão pagos pelo INSS, sem o consentimento dos segurados.

O Requerimento é composto por seis questionamentos e tem como objetivo informar à população, especialmente os idosos, de maneira clara e detalhada sobre o esquema fraudulento que, segundo as investigações, teria causado um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024.

“Como presidente da Comissão em Defesa do Direito da Pessoa Idosa, venho a público expressar minha profunda preocupação diante das informações sobre possíveis fraudes que vêm prejudicando aposentados e pensionistas do nosso país.”

Para o deputado, é inaceitável que idosos — pessoas que deram sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil e que muitas vezes dependem exclusivamente desse benefício para seu sustento — sejam vítimas de cobranças indevidas, por práticas que atentam contra sua dignidade e segurança financeira.

No Requerimento, Zé Silva cobra esclarecimentos urgentes sobre quais entidades estão autorizadas a realizar descontos diretamente nos benefícios, desde quando essas práticas tiveram início e, principalmente, o que está sendo feito para garantir transparência, punir os responsáveis e reparar os danos causados.

“Reafirmo meu total compromisso: nenhum abuso contra o direito dos idosos passará sem resposta. Seguiremos vigilantes e atuantes, sempre prontos a cobrar ações efetivas em defesa dos aposentados. Nosso trabalho na Comissão é e sempre será em defesa da justiça, do respeito e da proteção de quem mais precisa”, afirmou o deputado.

Audiência Pública – Na próxima terça-feira, 29, às 14h de abril, os deputados Zé Silva e Auréo Ribeiro vão realizar uma Audiência Pública na Comissão em Defesa da Pessoa Idosa para discutir as denúncias de fraudes em repasses para entidades conveniadas ao INSS.

Assessoria de Imprensa do Deputado Zé Silva
Jornalista: Joana Marçal – (61) 99697-9536